“O influenciador digital, Daniel Moraes e o publicitário Marcos Rogério, criadores da plataforma Irmãos Livreiros, foram convidados para cobrir o “4° prêmio Retrato da Leitura”, criada e mantida pelo IPL, o Instituto Pró Livro.

Convidados pela Josilma Gonçalves Amato, responsável pela Atividades Culturais do Sesi SP por conta da ação institucional em difundir a arte na plataforma, Irmãos Livreiros, no intuito de fomentar a leitura, com o livro “Caixa de Leitura” que foi finalista e vencedor na premiação na categoria Cadeia Produtiva, que busca iniciativas empreendidas por empresas do setor, os ganhadores foram Caixa de Cultura.

A premiação ocorreu na noite desta quarta-feira, 04/12, no Unibes Cultural em São Paulo, onde foram entregues os certificados e troféus do 4ºPrêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca dar reconhecimento a projetos exitosos quando o assunto é incentivo e promoção da leitura. Pelo palco da Unibes Cultural desfilaram sotaques e iniciativas de diversas regiões do Brasil. Foram reconhecidos trabalhos vindos do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Na premiação, o escritor best-seller, Pedro Bandeira, autor de diversos livros publicados, foi o patrono do Retratos da Leitura. E os teledramaturgos Rosane Svartman e Paulo Halm e o diretor artístico Luiz Henrique Rios receberão um diploma de honra ao mérito pelo seu trabalho na novela Bom Sucesso, transmitida pela TV Globo.

A condecoração reconhece o incentivo do hábito da leitura, através de personagens apaixonados pelo universo mágico da literatura, visto diariamente nos capítulos da novela.

“Nós do Irmãos Livreiros, agradecemos ao Sesi SP, por nos proporcionar essa experiência em ser o veículo de comunicação em divulgar as ações e fomento a leitura.” – Daniel Moraes

Criada em 1948 e pioneira na difusão literária itinerante pela indústria, a Caixa de Cultura é um programa integrador que atua como uma poderosa ferramenta na formação do indivíduo, pois, por meio de ações culturais no local de trabalho, busca fomentar a prática leitora e a apreciação artística.

A área de Difusão Literária do SESI-SP realiza a conceituação, curadoria e aquisição do acervo, monitorando todas as atividades pertinentes ao serviço. As unidades de Caixa de Cultura, situadas nos centros de atividades de cada cidade, respondem pela operação, mediação e atendimento direto às indústrias, que complementam essa parceria indicando o agente de leitura, colaborador capacitado pelo SESI-SP a desenvolver a divulgação do acervo para os demais colaboradores, agindo, dessa forma, como um mediador da leitura.

Estabelecido o convênio, a unidade de Caixa de Cultura envia à empresa um acervo literário de 40 a 100 títulos de gêneros e temáticas diversas que circularão pela indústria. Após o tempo de permanência estipulado, que varia de quatro a seis meses, é efetuada a troca da caixa por outra com acervo atualizado e renovado. O SESI-SP também disponibiliza exposições fotográficas, que são montadas na indústria para apreciação dos funcionários e visitantes.

O SESI-SP, por meio do programa Caixa de Cultura possibilita o acesso à leitura e exposições, e, além disso, promove mediações de leitura e exposição nas indústrias, com a finalidade de incentivar a leitura e sensibilizar para a apreciação artística.

Comentários

Prêmio Ecos da Literatura

Prêmio Ecos da Literatura

O Prêmio Ecos da Literatura 2019 é filantrópico, sem fins lucrativos e promovido de forma independente por apoiadores, e constituído por votação popular.
O objetivo é incentivar e valorizar a leitura e a escrita nacional.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.