João de A a Z, livro publicado pela Editora Sextante, reúne em forma alfabética, tal qual um dicionário da alma desse que é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, nosso Maestro João Carlos Martins.
Na obra, o Maestro João Carlos Martins, reúne suas memórias baseadas em suas experiências, de uma forma que jamais havia pensado encontrar em um livro: de “A” a “Z”. Desta forma, histórias serão contadas narrando acontecimentos, vivências, todas seguindo a ordem alfabética e, cada letra traz consigo, ensinamentos que nos valerão cada parágrafo.
Abrindo para todos que se interesse por música erudita aos curiosos por conhecer mais sobre o protagonista, o maestro que se mostrou simpático e um tanto quanto solícito, mesmo com sua limitação em autografar os livros no dia do seu lançamento nos corredores da Fiesp que estavam lotados de admiradores que esperavam para ter em mãos, a obra do maior maestro do Brasil e, assim, ele expôs sua vida, suas dores, dificuldades e suas alegrias com sua apresentação magnânima.
Eu, Daniel Moraes e meu grande amigo, Marcos Rogério, enfrentamos um domingo chuvoso e frio para ter o livro autografado pelo maestro, que foi simpático conosco, posou para fotografia e ainda ganhou um livro de minha autoria, Bodas de Papel, para que pudesse ler em algum dia, ou ainda tê-la em sua estante. Nosso domingo, em 22 de setembro de 2019, foi salvo por esse ato lindo!
Em belíssima apresentação que arrancou lágrimas da multidão que o acompanhava, o maestro João Carlos Martins que após a 24ª cirurgia na mão esquerda, ocorrida em fevereiro, ficou com mobilidade dos dedos reduzida, mas, mesmo assim, emocionou a plateia à frente da Bachiana Filarmônica SESI-SP, que liderada por ele, completou 15 anos de existência em 2019, e no dia 22 de setembro, tocando Bach com apenas dois polegares, levou a plateia ao delírio e à emoção na Avenida Paulista, em frente ao prédio da FIESP, data que lançava seu João de A a Z, juntamente com a equipe da Editora Sextante.
Incrível que, alguém aos 79 anos na época do lançamento (22 de setembro de 2019), se via com tamanho entusiasmo em dividir com uma multidão que o admira e o acompanha, seu livro narrando fatos de sua intimidade, sua vida. Ele mesmo relatou:
“Aos 79 anos, não gostaria de ensinar ninguém, mas mostrar o que a vida me ensinou e aproveitar para dividir emoções, pois só sabe multiplicar aquele que aprende a dividir.” ? – João Carlos Martins.
Surpreendentemente, as lições que aprendemos com esta leitura, pois, não há idade para tal, seja jovem ou adulto, até mesmo a terceira idade, sempre haverá uma lição a ser absorvida, um conselho a ser adquirido e uma lição que o guiará para os dias de sua vida.
João de A a Z é um livro que emociona, diverte, ensina, nos fazer e depois nos faz chorar com tudo que o maestro já fez em nome da música, independente de sua limitação e muito mais ainda por fazer para os brasileiros que, inspirados no maestro transformam nossas vidas. Sem dúvidas, um livro que recomendo!
(*) Fotografias e cobertura do lançamento em 22/09/2019 no prédio da Fiesp (SP): Marcos Rogério: @strmarcos
.
Conheça o livro João de A a Z, disponível com preço promocional no site da Amazon:
O consagrado maestro João Carlos Martins revela-nos todo o seu amor pela vida, pela humanidade, pela música. João de A a Z é como um dicionário da alma desse que é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.
“Aos 79 anos, não gostaria de ensinar ninguém, mas mostrar o que a vida me ensinou e aproveitar para dividir emoções, pois só sabe multiplicar aquele que aprende a dividir.” — João Carlos Martins
Desafiado a encontrar aquilo que poderia representar o tesouro de sua vida, João Carlos Martins mergulhou fundo no oceano de sua memória afetiva. Despiu-se de tudo, tomou fôlego e se embrenhou, de peito aberto, nas águas de sua existência, munido de nenhum outro equipamento senão o desejo de se reconhecer, de se revelar.
João vasculhou suas melhores e piores lembranças, suas alegrias e dores, organizou-as com o cuidado e a delicadeza de um ourives e trouxe-nos à tona o tesouro que ora o leitor tem em mãos.
Este livro é o testemunho de vida de um gênio artista, de um cidadão brasileiro, de um trabalhador incansável, de um homem radicalmente humano, de um inquieto observador da vida.
Do Amor ao Zênite, este é o livro do João!
A Editora Sextante fez uma entrevista com o Maestro João Carlos Martins antes do lançamento, em 22 de setembro de 2019 onde o maestro fala sobre a criação do livro, e disponibilizou o vídeo no canal da editora no YouTube. Confira:
Manifesto da Motivação
Manifesto da motivação, de Brendon Burchar, publicado pela Editora Buzz, nos convida a uma jornada de autodescoberta e empoderamento.
A palavra ausente
“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.
Bienal do Livro de São Paulo é cancelada
A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é cancelada e adiada para 2022 após anuncio oficial no site da Reed Exhibitions por conta da pandemia do coronavírus.
Irmãos Livreiros completa 8 anos
Há oito anos, no dia 28 de agosto, dei vida a um espaço virtual que se tornaria um farol luminoso para os amantes da literatura: o blog Irmãos Livreiros.
5 livros para ler no Dia das Mães
Dia das Mães: 5 livros para ler e presentear quem você ama
Storytel lança trilogia de Edney Silvestre
O consagrado jornalista e autor de bestsellers Edney Silvestre acaba de lançar sua primeira trilogia de áudio drama exclusiva para a Storytel, uma das maiores plataformas de audiobook e e-books do mundo. Obras escritas para o teatro e adaptadas em áudio drama, remetem...
A Macieira, grátis na Amazon
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.