Neste domingo (22/09), o Centro Cultural Fiesp foi palco do lançamento da obra “João de A a Z”, livro do maestro João Carlos Martins, que responde pela direção artística da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, fruto de parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), integrada por jovens talentos e músicos experientes.

O maestro ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Nascido em São Paulo, em 1940, começou a estudar piano aos oito anos; aos treze, iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito, no exterior.

João de A a Z é o alfabeto afetivo do maestro ao contar sua emocionante trajetória. João Carlos Martins narra como conseguiu se reinventar na vida e na profissão após quase abandonar a música porque ele e ela sempre estiveram perto um do outro. Nas palavras de Martins, João de A a Z é definido como “uma espécie de almanaque recheado de memórias e reflexões”, na qual destaca alegrias incontáveis, mas também momentos de tristeza, descrença e superação.

Bachiana Filarmônica Sesi-SP – Por meio deste projeto, a indústria contribui para a disseminação da música erudita e investe na formação de músicos profissionais. Dos 64 músicos da orquestra, muitos recebem bolsa-auxílio. Desde o início de sua atividade, a orquestra já se apresentou em diversas cidades do interior de São Paulo, nas periferias dos grandes centros, em teatros pelo Brasil e em renomados templos da música mundial, como o Carnegie Hall e o Lincoln Center, em Nova York.

Durante a apresentação, nós do Irmãos Livreiros, Daniel Moraes (editor) e Marcos Rogério (fotógrafo), cubrimos o evento de lançamento do livro e apresentaremos as imagens a seguir:

Conheça a obra do premiado maestro, que traz uma edição impecável e a seguirm link promocional na Amazon:

SINOPSE

O consagrado maestro João Carlos Martins revela-nos todo o seu amor pela vida, pela humanidade, pela música. João de A a Z é como um dicionário da alma desse que é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

“Aos 79 anos, não gostaria de ensinar ninguém, mas mostrar o que a vida me ensinou e aproveitar para dividir emoções, pois só sabe multiplicar aquele que aprende a dividir.” — João Carlos Martins

Desafiado a encontrar aquilo que poderia representar o tesouro de sua vida, João Carlos Martins mergulhou fundo no oceano de sua memória afetiva. Despiu-se de tudo, tomou fôlego e se embrenhou, de peito aberto, nas águas de sua existência, munido de nenhum outro equipamento senão o desejo de se reconhecer, de se revelar.
João vasculhou suas melhores e piores lembranças, suas alegrias e dores, organizou-as com o cuidado e a delicadeza de um ourives e trouxe-nos à tona o tesouro que ora o leitor tem em mãos.

Este livro é o testemunho de vida de um gênio artista, de um cidadão brasileiro, de um trabalhador incansável, de um homem radicalmente humano, de um inquieto observador da vida.
Do Amor ao Zênite, este é o livro do João!

A Editora Sextante fez uma entrevista com o maestro antes do lançamento onde o maestro fala sobre a criação do livro. Confira:

Comentários

Prêmio Ecos da Literatura

Prêmio Ecos da Literatura

O Prêmio Ecos da Literatura 2019 é filantrópico, sem fins lucrativos e promovido de forma independente por apoiadores, e constituído por votação popular.
O objetivo é incentivar e valorizar a leitura e a escrita nacional.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.