O mês de novembro guarda para o Núcleo Literário uma viagem pelo mundo da escrita criativa. Os participantes exploram as definições e diferenças entre crônica, conto e ensaio; o embate épico da autoficção e metaficção; as encruzilhadas entre o jornalismo, literatura e academia. O percurso tortuoso que faz do explorador de palavras um escritor, aporta na produção, avaliação e leitura crítica dos trabalhos redigidos durante os quatro encontros.

É necessário marcar presença em todos os dias para obter o certificado de conclusão.

 

Dias 07, 14, 21 e 28 de novembro, das 19h30 às 21h30
Total de vagas: 30
(A RESERVA SERÁ CONFIRMADA VIA TELEFONE E/OU E-MAIL CADASTRADOS)

Saiba como chegar no SESI - SP da Paulista

Ronaldo Bressane é autor, jornalista e crítico literário. Formado em Comunicação pela FAAP, Letras na USP e mestrando em Estudos Literários pela Unifesp. Como romancista publicou Escalpo, Mnemomáquina, Sandiliche e V.I.S.H.N.U.

Leciona escrita criativa desde 2005 em espaços de renome, tal como Instituto Vera Cruz, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Istituto Europeo di Design.

Neste mês de novembro, apresenta no núcleo literário o curso de escrita criativa composto por quatro aulas ministradas nas quintas feiras das 19h às 21h30.

Conheça Escalpo, seu mais recente livro publicado pela Editora Reformatório:

Para narrar o emaranhado de situações paradoxais e convulsionadas sequências de fatos acumulados dos nossos tempos, Ronaldo Bressane constrói Escalpo com grande fôlego.

E nesse tipo de apneia da escrita, prende a respiração e mergulha, nadando por baixo dos maneirismos de metalinguagem de superfície da literatura contemporânea, num universo que mescla o marginal e o pop numa prosa cheia de vigor.

Ian Negromonte é um quadrinista gaúcho decadente, ainda que jovem. Na esteira de uma crise pós-separação e em meio às manifestações de 2013, somada aos perrengues financeiros, nosso herói vê sua história se cruzar com a de Miguel Ángel Flores, escritor chileno que chegou ao Brasil como um jovem fugitivo da ditadura de Pinochet. O velho,que precisa acertar contas com o passado, instiga Ian a encarar uma longa e inusitada jornada, que o leva – e nos leva junto – a diversas paisagens da América do Sul,incluindo a nossa Paraty. Mesmo nesse lugar aparentemente paradisíaco, Ian investiga o que está por trás dos clichês cotidianos e dos sorrisos de turistas. Os buracos são muito mais embaixo, camaradas.

Comentários

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.