As Edições Sesc têm como compromisso com seu público leitor, e, neste ano de 2019 publicou a o documentário “Mercados e Feiras Livres em São Paulo, escrito pelo autor, historiador e mestre em edição de livros, Francis Manzoni.

 A obra que traz uma diagramação impecável, vista através do seu projeto gráfico que surpreende desde a disposição das fotografias em sépia, tal como a utilização da cor em sua tipografia, ressaltando a época em que se passa o documentário ampla e ricamente explanado, datando o período entre os anos de 1867 à 1933, no qual aborda a expansão da cidade de São Paulo através dos imigrantes e brasileiros de classe média e baixa entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX, envolvido direta ou indiretamente na produção e no comércio de alimentos na cidade que mais crescia em toda o país.

Em uma panorama amplo, Francis Manzoni nos apresenta as condições de trabalho, as identidades e o cotidiano dos pequenos e médios produtores , tais como os comerciantes de gêneros alimentícios num período de vertiginoso crescimento da cidade de São Paulo que, analisa os embates a disputa pelos espaços de comércio junto as normas impostas pelo poder público, entre a segunda metade do século 19 e o início do 20.

Tais feiras e mercadinhos que foram se moldando e se transformaram em grandes monumentos que existem na cidade até os dias atuais, de nossa época, tal como o Mercado Municipal e sua arquitetura impressionante que, para sua época foi considerado uma mega estrutura para faraônica, inaugurado, em 1933, atraindo a imprensa tal como a Folha da Manhã e O Estado de São Paulo, o Estadão, que estamparam em suas capas a venda de terrenos nesse local, demonstrando uma clara estratégia de interesse na expansão e valorização urbana da região, remodelando toda a área urbana em seu entorno. 

Em suma, Francis Manzoni  analisa as transformações um tanto quanto desordenadas dos mercados e feiras na cidade que crescia vertiginosamente e seus desdobramentos até os dias de hoje e sua interação com a cidade.  A obra tem como intuito nos mostrar a  trajetória das feiras livres na maior metrópole do país até a inauguração do Mercado Municipal, ou para nós como é conhecido, Mercadão de São Paulo.

Conheça a sinopse:

Esta obra trata da experiência de imigrantes, caipiras, brancos pobres e negros envolvidos na produção e no comércio de alimentos na cidade de São Paulo entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Dá visibilidade a esses grupos, identificando seus territórios de moradia e trabalho, analisando suas relações com a administração municipal e acompanhando seus deslocamentos e formas de interação na cidade. O livro acompanha a criação dos mercados públicos e a trajetória das feiras livres em São Paulo, até a inauguração do Mercado Municipal paulistano, em 1933.

E para encerrar, confira a entrevista que o autor e historiador Franciz Manzoni fez junto à Edições Sesc SP:

Comentários

Falei sem pensar

Falei sem pensar

Falei Sem Pensar, é um livro prático e acessível que oferece ferramentas valiosas para melhorar a comunicação em todas as áreas da vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.