As Edições Sesc têm como compromisso com seu público leitor, publicar anualmente um livro que irá compor a série Mutações, cuja série alcançou o décimo primeiro livro da série de ensaios organizados por Adaulto Novaes, formado em filosofia no Colégio de Altos Estudos e jornalismo no Instituto Francês de Imprensa de Sorbonne, ambos em Paris, ele tem coordenado ciclos de debates e palestras pelo 31° ano – sempre organizado pelo Centro de Estudos Artepensamento, montado por ele próprio.
Por 20 anos, foi diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura e publicou diversos ensaios e livros, entre eles, Tempo e História (Companhia das Letras, 1992), ganhador do Prêmio Jabuti; A Crise do Estado-Nação (Civilização Brasileira, 2003); e O Homem Máquina (Companhia das Letras, 2003). Nomeado Chevalier des Arts et Lettres pelo Ministério da Cultura da França (2004), o filósofo discorreu acerca da reconfiguração do mundo a partir das revoluções da tecnociência, da biotecnologia e da informação.
Neste livro “Novas configurações do mundo”, foi o primeiro dos dez tomos da série que foi teve sua segunda edição publicada em 2017. É sobre esta aclamada obra que vamos falar agora.
Em “Novas configurações do mundo”, o filósofo Adaulto Novaes apresenta discussões, mudanças e crises sociais advindas das novas configurações da sociedade desde seus reflexos. seja nas novas tecnologias; novos padrões de comportamento e relacionamento humanos; neurociência; violência e guerras modernas; novas ordens econômicas e políticas.
Em seu enredo, a temática abordada na obra é centralizada entre a natureza do tempo; a relação dos homens com o futuro ao longo da história; e a relação que podemos ter hoje com nosso futuro, que a cada dia, cada ideia de um futuro um tanto quanto distante, está cada vez mais próximo, ou que já tenhamos passado por ele e hoje vivemos no presente o futuro tão aguardado.
Entre diversos ensaios, a narrativa apresenta discussões sobre o tema da obra, onde é possível perceber como nossa sociedade capitalista e ávida a viver constantemente em busca daquilo que é inovador, sempre estamos com pressa em tentar desvendar o que o futuro nos aguarda. É como se o tempo acelerado na modernidade líquida, onde o presente é substituído pela imediatez de tudo que nos rodeia.
“Vivemos, sem dúvida, um momento trágico, de impasse e dissolução disso que pretendíamos reconhecer como nossa natureza, e de expansão para algo além de nós, que desconhecemos. Essa constatação tanto nos nos amedronta como nos entusiasma”
Em suma, os ensaios que compõe as “Novas configurações do mundo” , tem como intuito objetivo apresentada no livro, buscar reflexões sobre os papéis do pensamento, da crítica e da filosofia no mundo contemporâneo e estimular questionamentos a respeito da nossa época. Mesmo que esta época seja o futuro que agora vivemos ele no presente, com sede de avançar no futuro ainda em grande – e rápida – expansão. Vale a reflexão.
Conheça o livro que está em promoção na Amazon:
SINOPSE
Mutações coloca em discussão as transformações tecnocientíficas, as novas propostas de vida que a tecnologia vem apresentando e a derrocada de sólidos paradigmas morais, éticos e políticos. O livro procura discutir o conceito de mutação na filosofia, na antropologia, na biologia, na física, nas artes e na política, e seus ensaios refletem sobre a velocidade das mutações hoje, registrando um momento de incerteza e deslocamentos em que ainda não é possível reconhecer se vivemos a continuidade ou a descontinuidade entre passado e presente.
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.