Nova York – a vida na grande cidade, de Will Eisner, publicado pela Companhia da Letras, através do selo Quadrinhos na Cia, apresenta através de traços urbanos e inconfundíveis a cidade cosmopolita, responsável pelo frenesi do mercado financeiro do mundo todo.

Publicado em 1982, a excêntrica obra composta, em sua grande maioria, por ilustrações que remetem a cidade que se mantém acessa; acordada; viva. É possível apreciá-la – isso mesmo, pois ler pode ser um paradoxo – uma vez que ao folhear, nem todas as páginas contém diálogos, mas são através das expressões inconfundíveis de Eisner, é possível entender o contexto do cenário e o que o autor quis transmitir.

Uma das narrativas contidas na obra, “Avenida Dropsie“, foi retratada em peça teatral em 2009, ficando em cartaz no Teatro do SESI-SP, na Fiesp da Avenida Paulista – qualquer semelhança é mera coincidência -, e nela retrata o drama cotidiano de um conjunto habitacional no Bronx. bairro americano, onde Eisner passou a infância, e retratam a vida dos imigrantes judeus em Nova York nos tempos difíceis da Grande Depressão.

Nova York - a vida na grande cidade - Irmãos Livreiros

Em um volume único, a Companhia coletou várias publicações, sendo elas:

  • “Nova York – a vida na grande cidade” – 1981, 1982, 1983 e 1986
  • “O Edifício” – 1087
  • “Caderno de tipos Urbanos” – 1989
  • “Poesias Invisíveis” – 1992 e 1993.

Nesta coletânea. a partir de uma aguçada percepção do que usualmente passa despercebido, Will Eisner compôs suas histórias. Autobiográficas ou mera ficção, o realismo está sempre presente. Da forma mais sensível e realista, Wii retratou Nova York com precisão jamais vista em forma de quadrinhos e o faz de uma forma que qualquer morador de uma grande cidade se identifique, através de seus bueiros, hidrantes, cortiços, mansões, entre outros temas corriqueiros – inusitados – de uma grande cidade, tal como Nova York.

Nova York - a vida na grande cidade - Will Einsner - Irmãos Livreiros

 

É sabido dizer que a excêntrica Nova York de Eisner não é nada glamourizada, mas é perceptível e questionado a solidão que a vida urbana pode levar; a crônica de Will é do focado no cotidiano nas das dificuldades da vida e suas atribulações, bem como conquistas que podem ser um prêmio ou uma perca. Depende do olhar de cada leitor.

Nova York - a vida na grande cidade - Will Einsner - Irmãos Livreiros

OBS* ilustrações coletadas aleatoriamente nos bancos de imagens relacionados com a pesquisa do livro. Todos os direitos reservados aos seus respectivos autores.
Nova York – a vida na grande cidade
Nas quatro graphic novels que compõem este livro, escritas nos anos 1980 e 1990, Will Eisner traça um retrato genuíno, ao mesmo tempo brutal e profundamente humano, da vida na cidade grande. Protagonizados por personagens singulares, as histórias reunidas neste livro registram momentos às vezes irônicos, às vezes trágicos, da vida dos habitantes da metrópole, revelando muito mais do que “um acúmulo de grandes edifícios, grandes populações e grandes áreas”. Nova York: A grande cidade e Caderno de tipos urbanos são compostos de vinhetas que registram, a partir do cenário da cidade, aspectos do dia a dia de seus habitantes. Esses breves vislumbres iluminam com delicadeza desde as situações mais cotidianas até as reviravoltas mais trágicas. O olhar agudo que se revela nas vinhetas ganha em O edifício e Pessoas invisíveis aspecto mais sombrio. Nessas histórias, que são sobretudo biografias de personagens solitários e esquecidos, Eisner põe em xeque o isolamento e a indiferença impostos pela metrópole. Verdadeira obra-prima dos quadrinhos, Nova York é um registro impressionante não só da sensibilidade de seu autor mas da vida que se esconde por trás de toda grande cidade.

Comentários

O café no fim do mundo

O café no fim do mundo

O Café no Fim do Mundo, de John Strelecky publicado pela Editora Nacional, é um livro que nos convida a desacelerar, a olhar para dentro de nós mesmos e a encontrar a felicidade em pequenas coisas.

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos, de Marta Orriols, nos convida a uma jornada introspectiva, onde somos levados a questionar nossos próprios valores e a compreender as nuances de uma decisão que pode mudar o curso de uma vida.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio, de Heitor Zen, nos transporta para um futuro sombrio onde a humanidade luta pela sobrevivência em um mundo dominado por mortos-vivos.

Como enfrentar o Burnout

Como enfrentar o Burnout

Como Enfrentar o Burnout é um guia fundamental para quem deseja construir uma relação mais saudável e equilibrada com o trabalho, promovendo o seu bem-estar mental e qualidade de vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...