No sábado, 13/04, saí da II Feira da Unesp chateado com a atitude de uma funcionária da Editora Morro Branco.

Entenda o motivo:

Juntamente com a blogueira Beatriz Santos do blog Roendo Páginas, percorríamos a feira até chegar no stand da Morro Branco, no qual compraria alguns títulos que ainda não tenho. Em determinado momento de descontração, uma terceira pessoa se aproximou e pegou o livro “Maresi”, e perguntou do que se tratava.

A gerente da editora explicou falando ser uma trilogia, mas a cliente disse algo que eu estando distante em um lugar bem cheio não ouvi, contudo vi que a Juliana – gerente – estava vindo com o livro, cujo preço estava na capa com intuito de pegar outro livro da pilha plastificado ou pegar outro exemplar, e eu todo solícito, vendo que o local estava apertado, peguei um exemplar lacrado e entreguei para a tal Juliana sem a menor dos intensões, senão por ser prestativo. Achando que ela iria me agradecer com um simples “obrigado”, soltou as palavras de modo irônico e ríspido dizendo:

ꟷ Deixei isso aí, pois eu ainda trabalho aqui.

Simplesmente pedi desculpas e saí do stand cabisbaixo. A Beatriz que estava ao meu lado ficou perplexa com a atitude da gerente, e os livros que ela também compraria, com exceção de um único livro “A Cidade de Bronze” que já estava pago para outra atendente supersimpática, nos retiramos e naquele momento, perdi o tesão em adquirir mais livros.

Eu tenho um grande respeito e carinho pelo Vitor, diretor da Editora Morro Branco e admiro muito o trabalho desse talentoso profissional, bem como desejo que a editora tenha muito sucesso em suas publicações no qual tem um trabalho primoroso. Todavia me sinto no direito de expressar aqui, minha indignação e total desacato da gerente Juliana para com minha pessoa em um ambiente onde leitores e profissionais do livro, se ajudam e trocam experiências literárias, ou até mesmo, sendo parceiros em poder contribuir com o melhor atendimento, pois isso é a alma do negócio.

E para minha surpresa, neste mesmo final de semana, em conversa com outros leitores fiquei sabendo da insatisfação de ambos com a gerente da editora e seu descaso com os leitores que passam pelos corredores do pavilhão, conhecendo as obras e posteriormente vindo a adquirir as obras ou não se interessaram. Não citarei nomes para preservar a identidade dos envolvidos na conversa, mas confesso que ainda estou assustado com tamanha ignorância e arrogância da – digamos – profissional em não aceitar uma ajuda vinda de um cliente em potencial que teria o poder de propagar a marca da editora no qual trabalha.

Acredito que a editora deveria rever os conceitos e ter discernimento ao escolher quais profissionais deverá estar à frente do negócio, que assim com o próprio diretor Vitor, nós leitores tanto amamos a Morro Branco.

Encerro dizendo que, nesta Feira da Unesp, descobri que nem sempre “Gentileza gera Gentileza”.

 

Conheça os livros da Editora Morro Branco,  citados nesta publicação:

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Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

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