A tradicional e badalada Festa do Livro da USP tem reunido ao longo de sua trajetória marcante, milhares de pessoas, todos os anos, em torno do prazer pela leitura. É um momento de busca, de descoberta, de reencontro – e também de aproveitar os descontos incríveis que marcam o evento desde a sua criação em 1999.

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a Festa precisa ser diferente: sem aglomeração, sem o calor de dentro das tendas, sem as chuvas de verão, sem o peso das sacolas cheias de livros… Uma festa virtual e, ainda assim, uma festa!

A Festa Virtual do Livro da USP acontecerá a partir deste site, de forma ininterrupta, do dia 9/11/20 (segunda), às 9h, até o dia 15/11/20 (domingo), às 23h59. Como sempre, a participação do público é gratuita e o desconto mínimo é de 50% sobre o preço de capa.

Como vai funcionar? Tornamos o formato o mais simples possível, permitindo que todas as editoras participassem sem qualquer custo. Aqui no site, cada editora terá uma página para se apresentar, exibir a relação dos títulos com desconto e direcionar os visitantes para suas respectivas lojas virtuais. Todas as etapas seguintes, necessárias para a compra, acontecerão na loja da editora, que definirá as próprias condições comerciais, como forma de pagamento, tipo e o valor do frete, prazo de entrega, etc.

Saiba mais acessando o link do evento no Facebook. Clique AQUI.

.

Conheça alguns dos livros adquiridos das edições anteriores:

Pasta Senza Vino

O jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar um oceano em plenos anos 60 para compreender o próprio coração.

Em tom leve e envolvente, Eduardo Krause apresenta um romance com sabor e graça, os ingredientes da boa literatura.

 

 

Brava Serena

Após ter sido obrigado a se aposentar pela empresa onde trabalhou a vida inteira, Roberto Bevilacqua decide deixar o Brasil e se mudar para a Itália. Assim, planeja viver seus últimos anos em Roma, acompanhado apenas de remédios e lembranças. Ele só não conta com um milagre televisivo e com uma amizade que, entre um vinho e outro, vai redefinir o seu modo de encarar a vida, o tempo e o amor.

Foi da vivência na profissão ― em reportagens e entrevistas ― que o autor retirou inspiração para compor as tramas e personagens das quatro densas narrativas.

 

 

Setenta
Raul é um bancário dedicado, um cidadão de bem levando uma vida tranquila em junho de 1970: destina todas as suas energias ao trabalho e a política não lhe interessa. Até que um dia, em meio ao clima de euforia patriótica às vésperas da final da Copa do Mundo, ele é confundido com um militante, preso e atirado em uma cela para confessar algo que não sabe. A partir daí, o jogo vira, e ele passa a viver o que de mais terrível aconteceu no Brasil nos anos de chumbo.    
Tarantata
Tarantismo. Envenenamento por picada de aranha? No extremo da península salentina, outra explicação não havia para aqueles surtos de violenta agitação. Uivos, saracoteios, correrias, gargalhadas — tudo impregnado de exuberante sensualidade. E a ninguém surpreendia que a temível tarântula vitimasse, desde sempre, apenas mulheres.    
Esquecida entre acontecimentos que assombraram o mundo após a 2ª Guerra Mundial, a Guerra da Coreia é uma das passagens mais emblemáticas da tensão entre os EUA e o Oriente. Neste novo estudo, Jörg Friedrich, aclamado com o surpreendente Incêndios, lança um novo olhar sobre este importante episódio da Guerra Fria. Em Yalu, o historiador alemão não se limita a explorar os detalhes deste conflito que quase culminou com a 3ª Guerra Mundial. A investigação empreendida pelo autor explora os anos anteriores e as consequências deste cenário de extrema beligerância, que revela a fragilidade do Ocidente. O autor escolheu para título do livro, o nome do rio – fronteira entre a Coreia e a Manchúria – que abrigou em sua margem uma das mais sangrentas em importantes batalhas da guerra do Pacífico. “Ao sul do Yalu, foi travada uma guerra ilimitada que engajou, durante três anos, mais de três milhões de soldados”.
O Conde de Monte Cristo_Alexandre Dumas_MArtin Claret_Irmãos Livreiros

Um dos maiores clássicos da literatura francesa há mais de 150 anos, “O conde de Monte-Cristo” gira em torno de Edmond Dantè, que é preso por um crime que não cometeu, ocasionando a perda da mulher que ama e do filho. Ao sair da prisão, Edmond vai à busca de vingança contra seus inimigos.

Uma trama repleta de reviravoltas dignas de um jogo de xadrez.

 

 

além da lama
5 de novembro de 2015: o Brasil inteiro assiste ao desaparecimento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, dois pacatos distritos de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem de Fundão, administrada por uma das maiores mineradoras do país, despejou quarenta milhões de metros cúbicos de rejeito tóxico na região, tingindo de marrom a paisagem local e causando a morte de 19 pessoas. Mas essa catástrofe poderia ter sido ainda maior. É o que descobrimos em Além da lama, que narra as dramáticas 15 primeiras horas de mobilização que tornaram possível o resgate de quinhentos moradores ilhados. Essa emocionante história é contada pelo capitão Farah, comandante do grupo especializado que trabalhou incessantemente na missão de salvar vidas, mesmo sob a ameaça do rompimento iminente de uma segunda barragem, ainda maior que a primeira. Esta é a primeira vez que uma narrativa traz o olhar dos bombeiros sobre a tragédia que até hoje permanece sem solução. Uma leitura impactante para quem deseja conhecer os bastidores do salvamento do maior desastre ambiental do país e os heróis que tornaram isso possível.
A Costa Oeste
A Costa Oeste, originalmente publicado em 1972, expõe os dramas de seus personagens contra um cenário social e político marcado pelo fim da Grande Depressão e pela tensa antevéspera da Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, a protagonista da história, a jovem e inexperiente Annie Gianfala, vive na mais completa alienação numa Califórnia intoxicada de vaidades. Cabe a outros personagens a tarefa de iniciá-la nas engrenagens do mundo e nas armadilhas da sexualidade e do amor. Os romances de Fox são notoriamente marcados por suas vivências pessoais, e A Costa Oeste é considerada a mais autobiográfica de suas obras. Como Annie, Paula também viveu sua juventude enfrentando o abandono da família. Seu pai, um escritor e roteirista alcoólatra de Hollywood que vivia vagando pelos Estados Unidos sem dar muitas notícias, é um claro modelo do pai de Annie. A arte literária de Paula Fox se baseia no preceito de que tudo no texto e na estrutura narrativa tem importância capital, e cada palavra, cada frase perfeitamente modulada, contém uma energia afetiva capaz de despertar a mente e o coração do leitor.
O café no fim do mundo

O café no fim do mundo

O Café no Fim do Mundo, de John Strelecky publicado pela Editora Nacional, é um livro que nos convida a desacelerar, a olhar para dentro de nós mesmos e a encontrar a felicidade em pequenas coisas.

Comentários

USP Leste sedia 11ª Festa do Livro

USP Leste sedia 11ª Festa do Livro

De 09 a 11 de maio de 2023, das 9h às 21h, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizará a 11ª Festa do Livro da USP Leste – EACH, evento gratuito e aberto ao público.

Organizada pela Edusp e EACH, com apoio do Cursinho Popular EACH-USP, a Festa do Livro trará aos seus visitantes obras de 48 editoras, com desconto mínimo de 50%.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...