Continentes: nos convida a abrir os olhos para a magia que nos cerca e a redescobrir a beleza do mundo através da imaginação
Em Continentes, Gabriela Romeu nos convida a redescobrir a magia do quintal através do olhar de uma menina. Com ilustrações delicadas e belíssimas de Anita Prades, a obra nos transporta para um universo onde a imaginação transforma o ordinário em extraordinário.
A protagonista, em sua jornada pelo quintal, encontra um mundo de possibilidades. Formigueiros se transformam em montanhas, esqueletos de besouro em vestígios de civilizações antigas e arbustos em florestas encantadas. Em outras palavras, o quintal se torna um continente a ser explorado, um palco para a imaginação e o faz de conta.
Inegavelmente, Gabriela Romeu, com sua sensibilidade característica, nos leva a refletir sobre a importância do brincar e da imaginação na infância. A autora nos mostra como o quintal, um espaço muitas vezes negligenciado, pode ser um portal para a criatividade e a descoberta.
“Seguiu as águas em seu correr.
Sobe e desce de vales e planícies.
Percorreu terras povoadas,
antenas, penas, asas, carapaças.”
O que mais me chamou a atenção no livro Continentes, foi a valorização da infância, nesse sentido, o livro celebra a imaginação e a capacidade de criar mundos fantásticos a partir de elementos simples.
Primordialmente, a beleza das ilustrações de Anita Prades complementam a narrativa de forma poética, criando um universo visual rico e convidativo e enfatiza como brincar é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de imaginar.
Definitivamente, é uma ótima opção para estimular a imaginação e a criatividade, além de incentivar a exploração do mundo ao redor, tanto quanto, para os adultos, pois a leitura nos convida a revisitar a infância e a redescobrir a magia do cotidiano.
Recomendo utilizar o livro para os educadores, por ser um excelente recurso para trabalhar temas como imaginação, criatividade e a importância do brincar em sala de aula.
Em resumo, Continentes é um livro que encanta e emociona. Gabriela Romeu e Anita Prades nos presenteiam com uma obra que celebra a magia da infância e nos convida a redescobrir a beleza do mundo ao nosso redor.
LEIA TAMBÉM ESTA MATÉRIA:

“Virada do Livro” traz Fernanda Montenegro, Mia Couto e neta de Nelson Mandela
Em São Paulo, 1ª “Virada do Livro” traz Fernanda Montenegro, Mia Couto e Zamaswazi Dlamini, neta de Nelson Mandela na programação.
Continentes, está disponível na Amazon e nas principais livrarias do país.
Uma menina segue sua jornada pelo quintal ao longo do dia e ali encontra formigueiros que parecem montanhas, esqueletos de besouro como vestígios de civilizações antigas, arbustos que guardam florestas. O mundo inteiro cabe nos bolsos de uma criança quando o chão é guardião de seus muitos brinquedos.
Sob olhar delicado e profundo de Gabriela Romeu, autora que já inventariou quintais de tantas infâncias brasileiras, e as inventivas imagens de Anita Prades, este livro convida a um mergulho no poético universo da imaginação e do faz de conta, terra de toda a criança e da arte.
Gabriela Romeu é jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas, como livros, documentários, sites e exposições.
Há 20 anos escreve para o jornal Folha de S.Paulo, em que editou o caderno Folhinha, coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo), escreveu diversas reportagens sobre as realidades infantis brasileiras e há 15 anos atua na crítica de teatro infantil para o Guia da Folha.
Integra juris de prêmios como a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de diversas comissões de avaliação ligadas à produção cultural para a infância.
Atua como roteirista e diretora de documentários sobre e para crianças, alguns deles premiados em festivais do Brasil e do exterior, como Disque quilombola e Meninos e reis.
Foi cocuradora da exposição Trilhas do brincar, que circulou por três unidades do Sesc-SP, e das instalações Inventário dos cabinhas e Na rua dos meninos, também em parceria com unidades do Sesc. É autora e coautora de livros que criam pontes entre diferentes realidades infantis.
Na III Feira do livro da UNESP, a autora Gabriela Romeu fala sobre a cultura das infâncias.
Assista no canal da Editora Peirópolis, no YouTube:

Cerrado em quadrinhos
Cerrado em quadrinhos é um livro que nos inspira a agir em defesa da natureza e a construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.