A Bienal do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira, 06/09 e se estende até o próximo domingo, 15/09, e segundo a CBL, Câmara Brasileira do Livro, a previsão é que o mega evento receba 600 mil pessoas durante os 10 dias de feira.
E a pergunta que todos fazem é como sobreviver às longas caminhadas e extensas filas durante um ou mais dias inteiros no pavilhão do Anhembi.
Com base nas experiências das edições já vividas, trazemos as dicas para você se prevenir, preparar e (quando for possível) sair correndo pela Bienal adentro.
Para não sucumbir ao evento, preparei 10 dicas para sobreviver na Bienal do Livro de São Paulo:
Vá com uma roupa e calçados confortáveis
Vá com roupas confortáveis; evite usar calças muito justas, pois as chances de ficar cansado rápido é inevitável, por isso, dê preferência a peças de algodão, pois além, da leveza, permitem que o corpo respire. Caso esteja frio, escolha blusa que não seja muito pesada, pois os pavilhões sempre sobrecarregam e claro, fica quente. Evite casacos pesados: eles irão lhe incomodar.
E por tudo que é mais sagrado prefira ir de tênis, pois além de confortável, ajuda seu pézito respirar. Coloque tlaco antisséptico. Sério! Você irá nos agradecer!
Vá com uma mochila de costas ou com malas de viagem
Se pretende comprar diversos livros, a melhor coisa a se fazer é ir com uma mochila de costas ou se extrapolar nas compras, vá de mala de viagem, pois na boa: ajuda pra cacete e você poderá circular pelo pavilhão de boas, ostentando a malona repleta de livros novos.
Evite bolsas e sacolas, pois cansam os ombros.
Documentos na mão…
Roupas confortáveis, mochila nas costas ou mala ostentadora para causar, ingresso na mão e jamais, sério, JAMAIS esqueça os documentos. Senão a viagem é perdida e a frustração é garantida! Papo 10!
Se você é estudante, não esqueça de sua carteirinha, comprovante da escola, ou algo do gênero para comprovar na hora da entrada.
Funcionários do Sesc, professores, idosos, crianças menores de 12 anos e autores previamente cadastrados têm entrada gratuita. Mas lembre-se: tem que cadastrar antes no site de Bienal, beleza?
Leve frutas e sanduba de casa
Na Bienal, sempre… sempre tem fama de ser cara. (Sempre é). Então se você não quer gastar com outras coisas que não os livros, leve algo para comer. Dê preferência a frutas (mas não leve mexerica ou laranja parceiro, pois ficará com cheio na sua roupa e do amiguinho). Maça, pera, banana, são essenciais para um dia cheio de atrações e grandes filas.
Se preferir, leve sanduíche feito em casa. É saboroso, saudável e não gasta tanto assim.
Beba muuuuita água!
Já sou veterano na Bienal, e provavelmente já deve ter passado por isso: vai chegando o final da tarde ou à noite, sua cabeça começa a doer. Cara isso é a falta de água. Sério!
Por isso, compre garrafinhas de água e mantenha sempre perto: bateu aquela sede, tome um gole; mas não exagere: pois muita água vai te prender nas filas enormes dos sanitários.
Leve o carregador do celular
A Bienal é um evento que ocorre a cada dois anos, então é comum querer registrar todos os momentos com amigos, autores favoritos, aqueles amigos de décadas e tals. E se por acasa a bateria do celular acabar, não se desespere, porque lá na Bienal tem um lounge com espaço para descansar e pontos para recarregar o telefone.
Mas saia de casa com o celular já carregado e preferencialmente com os dados móveis desligados para não consumir a bateria desnecessariamente. (Dica de ouro!)
Não compre no primeiro estande
Antes de sair gritando e comprando tudo que vê na frente (já quebrei a cara por isso, várias vezes até aprender), dê uma pesquisada antes, porque às vezes você pode encontrar o mesmo título por um preço mais barato em outro stand. E claro, priorize os livros de autores nacionais. Fomente a literatura brasileira.
Dica do pai aqui: para não perder tempo na fila do pagamento, pague com PIX. Não existe mais troco na Bienal. O Dinheiro de papel, sumiu. Escafedeu. Já era! Agora é somente chave PIX e cartão de crédito ou débito.
Faça uma lista com quais livros são prioridade
Faça uma lista antes de sair de casa com quais são prioritários, mas deixando sempre uma graninha para as novas descobertas, assim, caso você sai do evento feliz e com vários livros incríveis, sem ter estourado o cartão de crédito. \o/
Em casos de autógrafos, tenha muita paciência
Chegou na fila de autógrafos? Sente no chão com uma barra de cereal, fones de ouvido, com a trilha preferida e o livro novo já em andando na leitura e claro: tenha paciência, afinal, tudo na Bienal é cheio mesmo.
Algumas editoras promovem um encontro para um número menor de participantes no próprio estande, então é bom passar nelas para perguntar, belezinha? =)
Divirta-se na Bienal do Livro \o/
E por fim, apenas se divirta! Encontre os amigos, mostre os livros que comprou, tire foto com os autores que estarão na Bienal do Livro, apoie a literatura nacional, compre livros brasileiros, traga livros best-sellers, tire fotos, muitas fotos, faça vídeos, ria e leia.
Divirta-se na Bienal do Livro de São Paulo! =)
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.