Um dos mais novos lançamentos do Edições Sesc SP, foi o livro “Vozes do Brasil”, uma reunião de entrevistas com diversos nomes da música popular brasileira que para os íntimos chamamos de MPB.

Em um programa de rádio, Patrícia Palumbo que comandou por cinco anos o “Musical FM” como âncora, entrevistou diversos artistas da cena musical e todo esse material não se perdeu, mas sim ficou armazenado para que pudesse utilizar em um futuro próximo. E eis que o futuro chegou e com ele a publicação dessa obra literária que ousarei em dizer, obra prima da literatura brasileira.

Um livro para fazer emocionar e cantarolar enquanto cada rica entrevista é lida, Vozes do Brasil não necessariamente precisa ser lido de uma ‘sentada’, mas degustado em todo o tempo que lhe for favorável; o livro de cabeceira.

 

“Eu achava que cantar era um bom emprego” – Elza Soares

 

O mais curioso é que a ligação entre os artistas que para nós, ouvinte de uma boa música, passam por pessoas que não se conhecem ou talvez não contato – talvez não tenham mesmo – a ligação musical e os sentimentos acabam por sua vez de tamanha ingenuidade e bela sonoridade, se cruzam a cada entrevista apresentada nesse calhamaço.

Entre todos os artistas entrevistados no livro, diversos se destacam por suas músicas comerciais, mas sem perder a legitimidade de cada cantor em apreciar o que um cantor de segundo plano, tem a nos oferecer com seu som.

 

 

“Eu fiquei e continuo absolutamente fã da música brasileira” – Rita Lee

 

De Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Cássia Eller, Djavan à Rita Lee e Elza Soares, o livro traz em suas páginas ao todo, 33 entrevistas na curadoria da jornalista e escritora Patrícia Palumbo, traz uma sutileza em desbravar os sentimentos mais profundos de cada entrevistado, até mesmo sua intimidade é relatada com muita delicadeza e sofisticação.

 

“Eu pego o violão e vou tocando sem pensar no acorde que está saindo, ele segue sozinho” – Cassia Eller

 

Descrever a obra como um todo, seria uma afronta ao leitor e principalmente à jornalista Paula Palumbo, contudo acredito que qual pessoa que se identifique com a musica popular brasileira, tem que ler esse livro e mantê-lo em sua prateleira para ser apresentado as futuras gerações.
Uma obra rara e inesquecível!

 

“Não me sinto revolucionária coisa nenhuma, nem me vejo com essa obrigação. Faço o que estou afim de fazer” – Zélia Duncan

 

Conheça esse livro que está disponível e preço promocional na Amazon:

 

SINOPSE

Vozes do Brasil apresenta uma coletânea de entrevistas realizadas pela jornalista Patricia Palumbo. Seu recorte temático se equipara ao do programa radiofônico da autora e dá voz aos representantes da MPB contemporânea que flertam com o pop, mas abre também espaço para artistas de outras frentes que estiveram ou estão afinados a estilos e movimentos fundamentais para o enriquecimento da música brasileira, como a bossa nova, o samba e a tropicália.

Entre os 33 entrevistados, Elza Soares, Jards Macalé, Cássia Eller, Luiz Melodia e Rita Lee.

SOBRE A AUTORA

Patrícia Palumbo é apresentadora e entrevistadora do projeto Instrumental Sesc Brasil desde que ele passou a ser transmitido pela TV, em 1990. A jornalista e radialista foi curadora do projeto de novos talentos do Sesc Pompeia Prata da Casa e é coautora do média-metragem Vozes do Brasil – Do(co)Mentado, junto com Helena Maura e Tiago Taboada. É conselheira da Fundação S.O.S. Mata Atlântica e diretora-presidente do Instituto Albatroz.

A parceria do projeto Vozes do Brasil com o Sesc São Paulo data dos anos de 2001 e 2002, quando o programa “Vozes ao Vivo” foi gravado no Sesc Vila Mariana com a participação de músicos convidados e da plateia.

Confira a entrevista que a jornalista Patrícia Palumbo fez para o Edições Sesc São Paulo:

Comentários

A história de Marielle Franco

A história de Marielle Franco

‘A história de Marielle Franco’ é um tributo à vida e ao legado de Marielle, um convite para refletir sobre a importância da luta contra as desigualdades e uma inspiração para continuar seu trabalho por um Brasil mais justo.

A travessia de Greta James

A travessia de Greta James

‘A travessia de Greta James’, de Jennifer E. Smith, publicado pela Editora Arqueiro porque é uma obra que nos lembra da importância de enfrentar a dor, de nos reconectar com aqueles que amamos e de encontrar esperança mesmo nas situações mais difíceis.

Ambientes que inspiram

Ambientes que inspiram

‘Ambientes que inspiram’ redefine a arquitetura, elevando-a a um novo patamar. Publicado pela Editora Gente, do selo Gente Autoridade, o livro nos capacita a criar e a viver em espaços que não apenas agradam aos olhos, mas que verdadeiramente nutrem a mente e o corpo, despertando nosso potencial e nossa criatividade.

A urgência de ser feliz

A urgência de ser feliz

‘A urgência de ser feliz’ vai além da teoria. Sabrina Dourado oferece um guia prático, acessível e profundamente humano, que combina sua experiência pessoal com um método eficaz para resgatar a alegria de viver.

História e ficção científica

História e ficção científica

História e ficção científica, escrito por Luiz Aloysio Rangel e publicado pela Editora Contexto, desmistifica a ficção científica, revelando seu potencial como um documento histórico e cultural.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Kabuki

Kabuki

Kabuki: um mergulho de forma poética no folclore e nas artes cênicas tradicionais do Japão.Em Kabuki, Guilherme Petreca e Tiago...