Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Li na Carnatona, a Maratona Literária de Carnaval, para o desafio “Uma HQ ou livro ilustrado” a Graphic Novel, “Trágico e Cômico – os protestos em charge”, do autor Diogo Salles, publicado pela Primavera Editorial, que por sinal é incrível e digamos, polêmico.

Sem mais delongas. Vamos a resenha:

 

Neste HQ, temos um apunhado de charges que Diogo Salles criou para o Jornal da Tarde, desde que iniciou os protestos pelo Brasil afora e para que possam entender a origem do que pretendo dizer, desde que houve o aumento dos R$ 0,20 das passagens de ônibus e metrô em São Paulo, a indignação da população foi tamanha e o “gigante” acordou! Todos os brasileiros de várias cidades e diversos estados foram para as ruas protestar por seus direitos.

As autoridades políticas sentiram-se acuados e isso fez com que agissem a favor da população. Bem, isso foi o que nós achávamos. Na verdade, como o próprio Diogo Salles define no desfecho da Graphic Novel:

“Debruçado em cima do saber incontrolável, a preguiça começou a bater, o sono cresceu, um sofá para chamar de seu e o gigante adormeceu”

Pois assim aconteceu: os governantes vivem em pé de guerra e o país que insistem estar de bem com a vida, na verdade não está nada bem. De um lado temos a esquerda; do outro, a direita. Quem fica no meio? A população indefesa.

De uma forma bem-humorada (se assim posso colocar), Diogo Salles fez diversas charges que ora traz as diferenças do PT, ora do PSDB, e claro, a ex-presidenta (como ela mesma se denomina), Dilma e ações do ex-presidente Lula, são as referências mais fortes deste HQ.

Outras figurinhas carimbadas das campanhas eleitorais e do senado brasileiro tais como José Serra, Maluf, Kassab, Marina Silva, Sarney e até mesmo marqueteiros dos políticos preenchem essa Graphic Novel que é pra lá de incrível!

Há pessoas que são fanáticos de um partido em questão que de certo modo pode achar desnecessário tê-lo em suas mãos, mas se o ler e entender o real significado, irão compreender a importância de nós brasileiros, em ter uma Graphic Novel como essa em nossa prateleira de livros, pois independente do partido ou político favorito-querido-bestfriend, é de suma importância conhecer o que a mídia não mostrou. E que o Diego, através de suas charges sensacionais nos mostra neste livro incrível que a Primavera publicou.

 

Trágico e Cômico - os protesto na tv - Irmãos Livreiros

 

 

Fiz um vídeo no canal Irmãos Livreiros falando que sobre Trágico e Cômico, no vídeo das leituras do mês; confira:

 

 

Curtiu?
Tem promoção na Amazon. Basta clicar na capa; confira:

Comentários

O café no fim do mundo

O café no fim do mundo

O Café no Fim do Mundo, de John Strelecky publicado pela Editora Nacional, é um livro que nos convida a desacelerar, a olhar para dentro de nós mesmos e a encontrar a felicidade em pequenas coisas.

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos, de Marta Orriols, nos convida a uma jornada introspectiva, onde somos levados a questionar nossos próprios valores e a compreender as nuances de uma decisão que pode mudar o curso de uma vida.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio, de Heitor Zen, nos transporta para um futuro sombrio onde a humanidade luta pela sobrevivência em um mundo dominado por mortos-vivos.

Como enfrentar o Burnout

Como enfrentar o Burnout

Como Enfrentar o Burnout é um guia fundamental para quem deseja construir uma relação mais saudável e equilibrada com o trabalho, promovendo o seu bem-estar mental e qualidade de vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...