Marketing Trends 2020, escrito por Francisco Alberto Madia de Souza, é o resultado anual que ele e sua equipe fez ao longo dos anos, buscando novas fermentas, analisando o mercado e o comportamento do consumidor ante as nuances provocadas pelas mudanças que o mercado como um todo vem sofrendo nos últimos anos.
Há 40 anos, Francisco é diretor-presidente e sócio da Madia Mundo Marketing, empresa que leva seu sobrenome e dela busca alcançar os melhores resultados para apresentar as próximas tendências aos próximos anos, baseado nos resultados obtidos anteriormente, sejam eles, validados pelo erro, fracasso ou sucesso e, com base nisso, alinha o melhor que o mundo do marketing pode nos apresentar.
Sempre mostrando amplamente os equívocos das empresas, funcionários ou consumidores, os capítulos e subcapítulos do livro, Madia sempre faz questão de deixar claro o que deve ser aprimorado, corrigido ou inovado.
Com base nos cases de sucesso (e insucesso), a obra apresenta fatos curiosos – digamos de passagem – que as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, já evidenciaram e serviram para a análise que Francisco inseriu no copilado.
Uma frase define bem o que deve ser feito para seguir adiante e ter significado na carreira:
“Redefinam suas vidas tendo como ponto de partida a resposta a esta pergunta. O legado. Depois disso, em pouco tempo, redescobrirão a importância e o valor da intuição. Voltarão a ouvir aquela voz interior que é quem cuida melhor de nós e nos orienta.”
Temas como Desafios, ameaças, oportunidades, branding e inteligência do mercado são abordados no livro Marketing Trends 2020, que tem muito conteúdo a ser explorado e, todo profissional do segmento digital deve ler, levando em consideração a frequente mudança de cenário no mundo capitalista, pois como Francisco Madia menciona:
“A vida mudou, as cidades se reorganizam, as pessoas privilegiam o não ter que pegar condução, mesmo porque o sistema de transporte é deficiente. E preferem, por decorrência, de um lado, comprar o mais próximo possível de onde moram, e depois, em centro comerciais menores ou lojas específicas.”
Em suma, mude, reinvente, se adapte e seja a referência. Nunca estagne ou espere que o modelo fordismo prevalecerá. O mundo nunca mais será o mesmo. Principalmente após ler Marketing Trends 2020, as mais importantes tendências dos negócios e do marketing para os próximos anos.
Fica a dica.
A Macieira, grátis na Amazon
Conheça o livro Marketing Trends 2020, disponível no site da Amazon:
Este livro é resultado de um trabalho anual, recorrente e exaustivo do corpo de consultores do madiamundomarketing. Mapeando, rastreando, compilando, organizando e analisando informações, com o objetivo de identificar as mais importantes tendências para os próximos anos. O madiamundomarketing vem cumprindo esta missão a que se impôs há 22 anos – 22 anos, 22 marketing trends.
Essas tendências revelam-se sob a forma de ameaças, desafios, insights e, acima de tudo, oportunidades. E alimentam, diuturnamente, a plataforma de mentoria de empresários e profissionais, perennials.
Assim, este Marketing Trends 2020 é o 22º livro desta franquia, de autoria de francisco madia, presidente da academia brasileira de marketing e do madiamundomarketing, empresa líder em serviços de consultoria de negócios, marketing e branding no país e responsável pelo planejamento estratégico de mais de 500 empresas de todos os portes e setores de atividades, no decorrer dos últimos 40 anos, assim como do branding plan de mais de 3.200 marcas.
.
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.