Lura abriu edital para antologia “O Canto dos Contos – outono”, que como característica receber contos livres ambientados na estação mais  bela do ano, outono.

A curadoria é do escritor Daniel Moraes, organizador das antologias de “Contos de Natal” e das antologias anteriores, “O canto dos Contos – primavera e verão” , ambas publicadas pela Lura Editorial que entrou para a lista dos mais vendidos da editora, seguido por “O Lado Sombrio do Sítio” (Felipe S. Mendes e André Vianco) e “Admiráveis Mulheres” (Beatriz Santos), e o livro de não-ficção a A Ascenção do bolsonarismo no Brasil do século XXI, (Cesar Calejon).

Segundo o edital, os contos são livres e sem gênero específico, todavia a proposta da coletânea é ambientar na estação que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas, o belíssimo outono.

O edital foi aberto em 10 de março e o prazo máximo para envio dos contos será no dia 04 de Abril de 2021.

 

SOBRE O OUTONO:

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2021 exatamente às 06h38,  data em que nós da Lura Editorial, abrimos edital para a antologia “O Canto dos Contos – outono”, cuja proposta é receber contos que ambientam essa linda estação, onde os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. A estação do ano que começa sempre entre os dias 20 e 21 de março, ou seja, quando termina o verão, e termina entre os dias 20 e 21 de junho, quando tem início o inverno. O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

No outono, a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência. Além disso, a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

 

Conheça a antologia “O Canto dos Contos – outono“, e saiba como participar enviando seu conto para esta antologia:

o canto dos contos outono

SOBRE A ANTOLOGIA:

Vinho quente, festas religiosas, noites frias e fogueira com comidas típicas; no Brasil esta época nos remete à infância em meio aos entes queridos. Em outros países do hemisfério norte, o outono é considerado um período de resiliência da Natureza ao se preparar para o duro inverno.

 Época do ano que nos inspira tanto a beleza quanto a melancolia e transição entre as estações, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança e crescimento pessoal.

 É tempo de aconchego e intimidade, como uma sessão de cinema em casa regado a chocolate quente e momentos especiais com amigos. Quantas histórias temos para contar sobre estes momentos marcantes.

Nesta Antologia “O Canto dos Contos, outono”, a Lura Editorial, juntamente ao escritor Daniel Moraes, irá selecionar contos de autores de todo o Brasil e mundo para a publicação de suas histórias, que terão o outono em suas linhas e entrelinhas.

Com a premissa desta estação encantadora, faça seu conto ecoar!

No vídeo a seguir, o editor da Lura Editorial, Roger Conovalov convida ao lado do escritor e curador, Daniel Moraes, a participar da antologia “O Canto dos Contos – outono“. Confira:

Conheça os demais livros da série de livros “O Canto dos Contos“, que encanta o Brasil inteiro com sua premissa livre.
Ambos tem a curadoria do escritor e curador, Daniel Moraes:

O Canto dos Contos - Daniel Moraes - Irmãos Livreiros

Nesta Antologia “O Canto dos Contos”, a Lura Editorial juntamente com Daniel Moraes, selecionou 30 autores de todo o Brasil para a publicação de suas histórias, a fim de encantar quem os lê. De simplicidade em suas palavras e riquezas de conteúdo, passam por nós como melodias aos nossos ouvidos, com graciosidade em suas palavras embelezam este compilado.

Como diria Geraldo Vandré em “Não Dizer Que Não Falei Das Flores”: “caminhando e cantando e seguindo a canção; somos todos iguais, braços dados ou não…” e assim nasceu a Antologia O Cantos dos Cantos que, como músicas aos nossos ouvidos, ficará marcado em nossa memória, por muitos e duradouros anos.

O Canto dos Contos - verão

Que nesta estação que se inicia, possa abrir novos caminhos e proporcionar novas leituras! Nesta Antologia “O Canto dos Contos – primavera”, a Lura Editorial juntamente com Daniel Moraes, selecionou autores de todo o Brasil para a publicação de suas histórias que tem como pano de fundo a primavera, a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre, encantando quem lê os contos deste compilado.

Além do seu papel ecológico, as flores possuem alta importância cultural, através da história e das diferentes culturas, a flor sempre teve um lugar nas sociedades humanas, quer pela sua beleza intrínseca quer pelo seu simbolismo. Com essa premissa, nasceu a Antologia “O Cantos dos Cantos que, seguindo a proposta da primeira antologia, irá florescer na mente e nos corações dos leitores

O Canto dos Contos

Ah… o Verão! Quando chega o verão, as temperaturas se elevam, os dias se alongam, trazendo consigo as típicas chuvas torrenciais, retomando a vitalidade das árvores, gerando vida na natureza e convidando os pássaros que, em revoada, nos brindam com seus belos cantos. Esta celebrada estação tem início em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março, abrindo as portas para o outono, estação que antecede o rigoroso inverno, em muitas regiões.

Caracterizado por nos oferecer um ambiente quente e convidativo a experimentar o que não foi feito nos dias rigorosos dos períodos anteriores, o verão é uma das estações mais cultuadas do ano, que nos permite um contato pleno com a natureza e com o calor diário, anunciando o renascimento de um novo dia.

A palavra ausente

A palavra ausente

“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.

Storytel lança trilogia de Edney Silvestre

Storytel lança trilogia de Edney Silvestre

O consagrado jornalista e autor de bestsellers Edney Silvestre acaba de lançar sua primeira trilogia de áudio drama exclusiva para a Storytel, uma das maiores plataformas de audiobook e e-books do mundo. Obras escritas para o teatro e adaptadas em áudio drama, remetem...

Comentários

A palavra ausente

A palavra ausente

“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.

12 livros para ler em 2021

12 livros para ler em 2021

2021 começou e como tradição, é hora de revisar todas as promessas não cumpridas no ano anterior, como criar projeções para o novo ano. Todavia, com os livros, também é assim: separar as obras que serão lidos em 2021.

Antologia Contos de Natal – volume II

Antologia Contos de Natal – volume II

Contos de Natal – volume II, segunda antologia de contos natalinos publicado pela Lura, traz a curadoria de Daniel Moraes, autor de Bodas de Papel, organizador da antologia “Contos de Natal” e da série “O Canto dos Contos”.

Antologia Contos de Natal

Antologia Contos de Natal

Contos de Natal, primeira antologia de contos com temática natalina publicado pela Lura Editorial, traz a curadoria de Daniel Moraes – eu quem voz escrevo –, e selecionou histórias de autores debutantes para exporem suas vozes nesta coletânea.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...