Lura abriu edital para antologia “Contos de Natal”, que como característica receber contos livres utilizando a época mais gostosa do ano como pano de fundo, o Natal. 🎅🏻🎄

A curadoria é do escritor Daniel Moraes, organizador das edições anteriores de “Contos de Natal” e da série, “O canto dos Contos – primaveraverão e outono” , ambas publicadas pela Lura Editorial que entrou para a lista dos mais vendidos da editora, seguido por “O Lado Sombrio do Sítio” (Felipe S. Mendes e André Vianco) e “Admiráveis Mulheres” (Beatriz Santos), e o livro de não-ficção a A Ascenção do bolsonarismo no Brasil do século XXI, (Cesar Calejon).

Segundo o edital, os contos são livres, os autores têm total liberdade para criarem seus contos e personagens, todavia a proposta da coletânea é usar a data natalina como pano de fundo.

O edital foi aberto em 12 de agosto e o prazo máximo para envio dos contos será no dia 5 de setembro de 2021.

 

SOBRE O NATAL:

O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro. A palavra natal significa “nascimento” e celebra o dia em que o Menino Jesus nasceu. Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso.

Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países. Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira. As festividades do Natal, no Brasil, começam na véspera, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.

Vários elementos ajudam a compor a festa de Natal, um evento em que as pessoas costumam se esmerar na decoração das suas casas. Segundo a tradição, o dia para montar a árvore e colocar os restantes enfeites de Natal é o primeiro domingo do chamado Tempo do Advento, sendo um período em que a igreja prepara a chegada de Jesus ao mundo, por isso, advento significa “chegada”.

Existem uma série de símbolos natalinos usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore, o presépio (para simbolizar o nascimento de Jesus), as velas e os sinos.

Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica.

Tudo preparado, é no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, que a festa tem início, quando as famílias se reúnem para a Ceia e para a troca de presentes.

Conheça a antologia “Contos de Natal”:

Lura Editorial abriu edital para antologia "Contos de Natal"

O mundo vivia em constante movimento. Um dia, a Terra parou. Sinos romperam o silêncio e anunciaram a chegada do Natal. A esperança brotou no coração dos homens e fez surgir um único sentimento: a renovação da vida.

Permita-se sentir a verdadeira emoção do Natal com nosso mais novo projeto!

“Contos de Natal” reunirá histórias que expressam a magia do Natal em seu sentido mais simbólico e transmitem o que o ser humano tem de melhor: a simplicidade, união e ajuda ao próximo, mostrando a real essência da época mais feliz do ano.

Acreditar na emoção do Natal só depende de sua imaginação!

Todas as pequenas coisas

Todas as pequenas coisas

‘Todas as pequenas coisas’, de Vinícius Fernandes, nos lembra que, mesmo sob a ameaça do fim, o amor e a conexão humana são as “pequenas coisas” que dão sentido à nossa existência.

Comentários

A palavra ausente

A palavra ausente

“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.

12 livros para ler em 2021

12 livros para ler em 2021

2021 começou e como tradição, é hora de revisar todas as promessas não cumpridas no ano anterior, como criar projeções para o novo ano. Todavia, com os livros, também é assim: separar as obras que serão lidos em 2021.

Antologia Contos de Natal – volume II

Antologia Contos de Natal – volume II

Contos de Natal – volume II, segunda antologia de contos natalinos publicado pela Lura, traz a curadoria de Daniel Moraes, autor de Bodas de Papel, organizador da antologia “Contos de Natal” e da série “O Canto dos Contos”.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Em memória

Em memória

Em Memória: leitura obrigatória para quem aprecia tramas ambientadas na Primeira Guerra Mundial, com foco nas experiências pessoaisEm...

Fim

Fim

Fim: reflexão sobre o envelhecimento, a morte e o sentido da vidaEm Fim, Fernanda Torres, atriz e escritora de talento singular, vencedora...

Ismael

Ismael

Ismael: uma profunda reflexão sobre a identidade humana e o caminho para uma vida mais alinhada com o mundoEm Ismael, publicado pela...