Uma das notícias que abalou o mercado editorial brasileiro veio à tona nessa quinta-feira, 04/02, com o anúncio do fechamento das unidades São Paulo e Curitiba.

 

Segundo o Estadão, as livrarias do Shopping Bourbon (SP), Shopping Villa-Lobos (SP) e Shopping Curitiba (PR) enceram as atividades.

Em entrevista ao PublishNews, Sérgio Herz, CEO da empresa, observou ainda o comportamento do consumidor brasileiro, que migrou parte de suas compras para o ambiente virtual. “A pandemia do coronavírus impôs novos hábitos de consumo que dificilmente irão retroceder. A digitalização que tomou conta das pessoas e das empresas veio para ficar. Pelas nossas estimativas, hoje as vendas de livros pelos canais on-line representam algo como 80% da receita total do mercado. Esses fatores trazem desafios adicionais para o modelo tradicional das livrarias no médio e longo prazo”, complementou. O CEO lembrou ainda que parte importante do faturamento das lojas, vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. “Infelizmente não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021”, arrematou.

Herz, neto da fundadora da livraria Cultura, complementou dizendo: “Nosso plano é voltarmos ao lucro ainda esse ano para sairmos da Recuperação Judicial o mais breve possível”. O CEO disse não ter dúvidas de que as lojas físicas continuarão a desempenhar um papel muito relevante no mercado e afirmou que está revisando totalmente o portfólio de lojas e serviços da rede. “Já iniciamos negociações para implementação de novos modelos de lojas em diversas cidades do Brasil, porem isso só acontecera quando as coisas ficarem mais claras”, adiantou. Ele informou ainda que o objetivo é manter somente as lojas que trazem retorno no curto prazo e que o foco hoje é na preservação de caixa e saúde da empresa.

Sérgio disse ainda que prepara para março o lançamento de serviços inéditos, dando mais foco na integração dos meios digitais com as lojas físicas funcionando como “uma experiência extraordinária e única”.

Por fim, Sérgio Herz aposta na vacinação como primeiro passo para a volta da “normalidade”. “O Brasil ainda tem desafios gigantescos para conseguir superar essa crise. Infelizmente o ano de 2021 será também muito difícil. Com as medidas tomadas, queremos estar prontos para, na medida que a normalidade for se restabelecendo, iniciarmos uma nova era para a Cultura”, concluiu.

A seguir, conheça 5 livros que estão com preços promocionais.
Antes, porém, apresento meu livro Bodas de Papel, publicado pela Editora Rouxinol:

Bodas de Papel - Editora Rouxinol

Bodas de Papel, nos apresenta Michelle, jovem universitária concentrada nos estudos e determinada a ter brilhante carreira profissional.

Mas, toda determinação da jovem não bastou e ela se rendeu à paixão: Michael, jovem sedutor, cruza o seu caminho, revelando a ela amores intensos.

No entanto, a vida de Michelle irá se transformar completamente ao ser diagnosticada com duas situações distintas e um tanto quanto embaraçosas; e toda sua estrutura poderá ruir.

Embarque na leitura emocionante, repleto de sensualidade e dramas; um estímulo aos apaixonados pela vida e pela experiência intensa de se viver um grande amor.

A Lista

Mesma autora dos sucessos P.S EU te Amo, Simplesmente Acontece, A Vez da minha Vida.

Quando a jornalista Kitty Logan comete o pior erro de sua carreira, as repercussões criam um caos em torno da sua vida. Uma ação judicial, a perda de seu programa na TV e do emprego na revista Etcetera comprometem gravemente a sua carreira. KItty tem 32 anos e gradualmente está perdendo tudo o que conquistou: sua vida profissional está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; sua melhor amiga está decepcionada com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Constance, a mulher que ensinou a Kitty tudo o que sabia, está morrendo, mas não antes que Kitty possa perguntar a ela: “Qual é a matéria que você sempre quis escrever?”.

A Resposta está em uma simples folha de papel guardada no escritório de Constance: uma lista com cem nomes – nada mais, nenhum tipo de explicação. ANtes que Kitty consiga falar com sua amiga, é tarde demais. Decidida a solucionar o mistério e a reconstruir sua autoconfiança, Kitty mergulha na investigação, seguindo o rastro de cada um dos nomes da lista e descobrindo as ligações entre eles. À Medida que conhece aquelas pessoas comuns e suas histórias, Kitty começa a traçar um inesperado retrato da vida de Constance… E começa, também, a compreender melhor a história da sua própria vida.

A Lista é uma história encantadora sobre as chances de felicidade que desprezamos todos os dias e vai convencer o leitor de que todo mundo tem algo de extraordinário para compartilhar. UMa mensagem preciosa, embalada em uma história divertida e emocionante. 

Um gato de rua chamado Bob

James é um músico de rua lutando para reerguer-se. Bob é um gato de rua à procura de um lugar quente para dormir.

Quando James encontra Bob no corredor de seu prédio, não tem ideia do quanto sua vida está prestes a mudar. Ele, despretensiosamente, cuida de Bob e, depois, permite que o gato siga seu caminho, imaginando que nunca o verá novamente. Mas Bob jamais o abandonaria…

Um gato de rua chamado Bob é uma sensação internacional, permaneceu na lista dos mais vendidos na Inglaterra por 52 semanas consecutivas e foi publicado em 26 países ao redor do mundo. Uma história comovente de superação sobre uma improvável amizade entre um homem e o gato que o adotou e transformou sua vida completamente.

Sol da Meia Noite

Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, a saga Crepúsculo narra a icônica história de amor de Bella Swan, uma garota tímida e desastrada, que acaba de mudar de cidade, e Edward Cullen, um rapaz misterioso que esconde um segredo aterrorizante: é um vampiro.

Desde a primeira troca de olhares, ele fez tudo para ficar longe dela, mas e se as coisas não tiverem acontecido exatamente assim? Até agora, os leitores conheceram essa trama inesquecível apenas pelos olhos de Bella. No aguardado Sol da meia-noite, vamos testemunhar o nascimento desse amor pelo olhar de Edward, mergulhan do em um universo novo, sombrio e surpreendente, cheio de revelações.

Conhecer Bella foi o que aconteceu de mais irritante e instigante em todos os anos de Edward como vampiro. À medida que conhecemos detalhes sobre seu passado e a complexidade de seus pensamentos, conseguimos entender por que Bella se tornou o eixo central de uma batalha decisiva em sua vida. Como Edward poderia seguir seu coração se isso significava colocar a amada em perigo?

Do que ele seria capaz de abrir mão? Em Sol d a meia-noite, Stephenie Meyer faz um retorno triunfal ao universo de Crepúsculo e nos transporta mais uma vez para Forks, convidando-nos a revisitar cada detalhe dessa história que conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Em meio a uma paixão cerca da de perigos sobrenaturais, vamos descobrir como Edward encara seus prazeres mais profundos e as consequências devastadoras de um amor proibido e imortal.

1968_quando_a_terra_tremeu_vestígio_irmaos_livreiros

1968 é um ano-chave para a história mundial e brasileira, repleto de episódios emblemáticos, como o Maio Francês e a Primavera de Praga, na Europa, e a Passeata dos Cem Mil e a imposição do temido AI-5, num Brasil subjugado pelo regime militar.

A abordagem do jornalista Roberto Sander neste livro, contudo, não se limita aos acontecimentos políticos que tão profundamente marcaram o período. O painel de 1968 construído aqui é completamente novo. A narrativa avança mês a mês, tratando dos mais variados assuntos. O leitor é levado ora para a Guerra do Vietnã, ora para a primeira visita ao Brasil de um arredio Mick Jagger; para a África do Sul, em pleno Apartheid, onde acontecia o primeiro transplante de coração bem-sucedido do mundo; para Havana, onde Fidel Castro fazia um expurgo no Partido Comunista cubano; e para as viagens espaciais que preparavam a chegada do homem à Lua.

Em 1968 – Quando a Terra tremeu, Roberto Sander explora histórias saborosas e surpreendentes sobre ciência, moda, comportamento, esporte e cultura em geral, daquele que foi um ano ainda mais complexo, assombroso e sedutor do que se sabe.

Trabalhe Menos, Ganhe Igual

Em Trabalhe menos, ganhe igual, o autor norte-americano Alex Soojung-Kim Pang apresenta a “semana de 4 dias”, um benefício para a empresa em vários aspectos, desde redução de custos à possibilidade de formação de líderes mais inventivos.

O método apresentado neste livro foi desenvolvido com base na estratégia de trabalho adotada por empresas de várias partes do mundo, incluindo o Vale do Silício. O que antes era uma tendência, agora é uma realidade em diversas empresas ao redor do mundo, que optaram por uma jornada de trabalho semanal, reduzida e hoje desfrutam das inúmeras vantagens dessa escolha.

A palavra ausente

A palavra ausente

“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.

Storytel lança trilogia de Edney Silvestre

Storytel lança trilogia de Edney Silvestre

O consagrado jornalista e autor de bestsellers Edney Silvestre acaba de lançar sua primeira trilogia de áudio drama exclusiva para a Storytel, uma das maiores plataformas de audiobook e e-books do mundo. Obras escritas para o teatro e adaptadas em áudio drama, remetem...

Comentários

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.