Europa Central: desvendando a história fascinante de um continente rico em sua totalidade

Em Europa Central: a história fascinante de uma região decisiva, a doutora em história Janaína Martins Cordeiro nos entrega uma obra essencial, publicada pela Editora Contexto, que preenche uma lacuna fundamental na nossa compreensão da história europeia. A autora argumenta de forma convincente que, sem um olhar aprofundado sobre a Europa Central, a visão sobre os movimentos e eventos que moldaram o continente permanece incompleta.

A princípio, a Europa Central é apresentada como um espaço de contrastes e diversidade. Nesse sentido, a região é um verdadeiro caldeirão de etnias e culturas, e consequentemente, onde numerosas línguas são faladas. Por analogia, foi nesse território que floresceram impérios e pequenos países, que se valorizaram a neutralidade e o radicalismo, que fora palco tanto de culturas sofisticadas quanto de violências inenarráveis.

Janaína nos guia por essa paisagem multifacetada, pontuada por castelos que outrora fora moradia de grandes reis e monarcas de grande nobreza que encanta nossos olhos até os dias atuais, assim também, palácios, monumentos da realeza, tal qual, casarões onde se mantém o parlamento, mostrando como a história da região é um reflexo das tensões e das riquezas do continente na totalidade.

Europa Central

Em outras palavras, a obra da historiadora Janaína Martins Cordeiro contextualiza o papel da Europa Central no cenário de grandes transformações, especialmente no final do século XIX:

“O último terço do século XIX na Europa foi um período de importantes transformações. O continente parecia modernizar-se a passos avançados: a indústria, o desenvolvimento tecnológico e da ciência; o florescimento das cidades e de uma complexa cultura urbana, bem como suas expressões artísticas; a emergência e a afirmação de novas classes sociais – a burguesia e o proletariado – e seus modos de vida: a expansão europeia por todo o mundo – migração de pessoas, comércio de mercadorias, exportação de capitais e hábitos culturais. Tudo isso fortaleceria a ideia da Europa como centro do mundo, sobretudo para seus habitantes, e transformaria a sociedade europeia com grande rapidez.”

Ao situar a Europa Central nesse panorama de modernização e expansão, a autora revela como a região foi tanto motor quanto palco dessas mudanças, com suas especificidades e desafios únicos.

Nesse sentido, a autora cumpre a promessa de entregar uma obra que reflete a capacidade da autora em apresentar um tema complexo de forma acessível e envolvente, tornando a história da Europa Central não apenas compreensível, mas também fascinante para todos os leitores interessados na história mundial.

Recomendo este livro para estudantes e acadêmicos de história, pois, oferece uma perspectiva atualizada e aprofundada sobre a história da Europa Central, bem como, leitores interessados em geopolítica e cultura europeia: O livro é uma excelente ferramenta para entender as raízes dos conflitos e das alianças atuais na região europeia.

Assim também, indico ler Europa Central: a história fascinante de uma região decisiva para profissionais da área de relações internacionais, afinal, a obra ajuda a contextualizar as dinâmicas históricas que influenciam as políticas contemporâneas. Por fim, quem deseja conhecer mais sobre a rica e diversificada história de países como Polônia, Hungria, República Tcheca, Áustria, entre outros.

LEIA TAMBÉM ESTA MATÉRIA:

Europa Central, está disponível na Amazon e nas principais livrarias do país.

Europa Central

Sem conhecer a história da Europa Central, nosso entendimento sobre movimentos fundamentais ocorridos no continente europeu fica prejudicado. A região é composta por grande variedade de etnias e culturas, numerosas línguas são faladas por lá.

Eslavos, latinos e germânicos convivem nesse espaço que foi sede de impérios e de pequenos países, que valorizou ser neutra e radical, que teve e tem culturas sofisticadas e foi palco de violências inenarráveis, que possui castelos de nobres, palácios reais e edifícios para parlamentos democráticos.

A historiadora Janaina Martins Cordeiro nos entrega esta importante obra, escrita com pena leve, sutil, mas intensa, que se lê com prazer e com a qual podemos aprender muito.

Sem conhecer a história da Europa Central, nosso entendimento sobre movimentos fundamentais ocorridos no continente europeu fica prejudicado.

O livro Europa Central: a história fascinante de uma região decisiva, da professora Janaina Martins Cordeiro, apresenta a relevância estratégica dessa região no cenário político global e mostra por que entender sua trajetória histórica é essencial para interpretar os rumos da Europa.

No vídeo, a própria autora, Janaina Martins Cordeiro, compartilha um pouco mais sobre os principais temas abordados na obra.
Assista no canal da Editora Contexto, no YouTube:

ANTES DE IR, NÃO DEIXE DE LER ESTA RESENHA:

Comentários

Todas as pequenas coisas

Todas as pequenas coisas

‘Todas as pequenas coisas’, de Vinícius Fernandes, nos lembra que, mesmo sob a ameaça do fim, o amor e a conexão humana são as “pequenas coisas” que dão sentido à nossa existência.

Em memória

Em memória

No livro ‘Em Memória’, Alice Winn não entrega apenas um romance, mas um testamento sobre a capacidade do amor de florescer mesmo no ambiente mais hostil.

Fim

Fim

‘Fim’, escrito por Fernanda Torres, publicado pela Companhia das Letras, é um romance que cumpre a promessa de ser completo: tem humor, melancolia, crítica social e uma rara profundidade emocional.

Ismael

Ismael

“Ismael”, publicado pela Editora Peirópolis, é um clássico moderno que oferece uma lente radical e transformadora para entender o dilema da civilização.

Holocausto e memória

Holocausto e memória

‘Holocausto e Memória’, do historiador Marcos Guterman, especialista em nazismo e antissemitismo, publicado pela Editora Contexto, é um livro vibrante, necessário.

Jogo de Cena

Jogo de Cena

‘Jogo de Cena’, de Andrea Nunes, oferece uma experiência de leitura singular, unindo o charme e o mistério do Nordeste brasileiro a uma conspiração internacional de tirar o fôlego.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Em memória

Em memória

Em Memória: leitura obrigatória para quem aprecia tramas ambientadas na Primeira Guerra Mundial, com foco nas experiências pessoaisEm...

Fim

Fim

Fim: reflexão sobre o envelhecimento, a morte e o sentido da vidaEm Fim, Fernanda Torres, atriz e escritora de talento singular, vencedora...

Ismael

Ismael

Ismael: uma profunda reflexão sobre a identidade humana e o caminho para uma vida mais alinhada com o mundoEm Ismael, publicado pela...