Employer Branding: crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa

Employer Branding, é uma obra essencial para líderes empresariais, gestores de recursos humanos e todos aqueles que desejam entender e aprimorar a maneira como suas empresas são percebidas pelos funcionários e candidatos a emprego.

Escrito por Sofia Esteves e Ligia Oliveira, duas renomados especialistas em gestão de pessoas, o livro é publicado pela Editora Buzz e oferece uma visão abrangente e prática sobre o tema do Employer Branding.

A principal premissa do livro é que, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas não podem mais se dar ao luxo de apenas buscar talentos. Em vez disso, elas devem ser proativas na criação de uma imagem positiva e atrativa para os colaboradores em potencial. Este livro destaca que o Employer Branding não se trata apenas de atrair talentos, mas também de reter os melhores profissionais, engajá-los e inspirá-los a serem embaixadores da marca.

Uma das maiores forças deste livro é a sua abordagem prática. As autoras oferecem um guia passo a passo sobre como desenvolver e implementar uma estratégia de Employer Branding eficaz. Ligia e Sofia abordam questões importantes, como identificar os valores da empresa, definir uma proposta de valor ao empregado, criar uma cultura organizacional que atraia talentos e medir o sucesso de suas iniciativas de Employer Branding.

A proposta abordada na construção deste livro, trazida pelas autoras Sofia e Ligia é a elaboração de Proposta de Valor à Pessoa Empregada (EVP), através do mapeamento de atributos:

  • Reputação;
  • Reconhecimento;
  • Rotina;
  • Crescimento;
  • Gente.

 

Employer Branding

Outro ponto forte é a ênfase na importância do propósito e da autenticidade na construção da marca empregadora. Os autores argumentam que as empresas que realmente se comprometem com valores e causas significativas têm uma vantagem competitiva na atração e retenção de talentos, especialmente entre as gerações mais jovens que valorizam o impacto social e ambiental.

No entanto, o livro não é apenas para profissionais de RH ou líderes empresariais. Ele é acessível a qualquer pessoa interessada em entender como as empresas podem criar ambientes de trabalho mais atrativos e significativos. Os insights oferecidos podem beneficiar desde o CEO de uma grande corporação até o empreendedor que está começando seu próprio negócio.

Em resumo, Employer Branding é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam se destacar na guerra por talentos, construir uma cultura empresarial sólida e criar uma empresa que seja não apenas lucrativa, mas também um local onde as pessoas queiram trabalhar e se desenvolver. Sofia Esteves e Ligia Oliveira entregam um guia prático e inspirador que irá ajudar as empresas a se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.

LEIA TAMBÉM ESTA MATÉRIA:

12 melhores livros de 2020

12 melhores livros de 2020

Divulgado os 12 livros melhores livros de 2020 que se tornaram as melhores obras para se debater e discutir em clubes de leituras, e por muito tempo serão referência para novos leituras, segundo o blog Irmãos Livreiros.

ler mais

Employer Branding, está disponível na Amazon e nas principais livrarias do país.

Employer Branding

Este livro apresenta, ponto a ponto, a teoria e a prática do processo de criação, gestão e consolidação da marca empregadora. A metodologia adotada pelas autoras é aplicável em organizações de todos os segmentos e em grupos de pessoas colaboradoras das mais variadas dimensões.

Sofia Esteves e Ligia Oliveira ressaltam, em linguagem inclusiva, a importância da implementação de um processo de Employer Branding eficiente nas empresas. Além de explicar o passo a passo para alcançar a maturidade organizacional do ponto de vista da marca empregadora, ensinam a conduzir, no dia a dia, uma gestão verdadeiramente eficaz e alinhada à essência da empresa. Ao citar informações relevantes e pesquisas recentes para facilitar a compreensão do tema, a obra propicia à pessoa leitora inúmeros insights que a farão refletir sobre como tem gerido a sua relação com o seu negócio e com a sua equipe.

Mais do que oferecer um manual para o desenvolvimento e a gestão de Employer Brand, as autoras plantam a semente de uma mudança de mentalidade efetiva e necessária dentro das corporações, viabilizando a realização profissional de todas as interfaces envolvidas no negócio.

Nesse episódio de PHcast, o jornalista Phelipe Siani conversou com a Sofia Esteves, autora de Employer Branding. Ela é fundadora da Cia. de Talentos, a maior empresa de consultoria de RH do Brasil.

Assista no YouTube:

ANTES DE IR, NÃO DEIXE DE LER ESTA RESENHA:

O livreiro de Cabul

O livreiro de Cabul

O livreiro de Cabul”, escrito pela jornalista norueguesa Åsne Seierstad, é um livro intenso, doloroso, indigesto, porém, necessário para nossa cultura contemporânea, principalmente após o retorno do Talibã ao poder.

ler mais

Comentários

Onde estão as flores

Onde estão as flores

Onde estão as flores, narra a longa e duradoura vida de Licco, Hazan, búlgaro, nascido na cidade de Sofia e, por conta da Segunda Guerra Mundial, conseguiu asilo no Brasil, mais especificamente, no norte da região amazônica.

A filha dos rios

A filha dos rios

A filha dos rios, publicado pela Editora Buzz — escrito por Ilko Minev, autor búlgaro que vive há mais de 40 anos no Brasil e se considera brasileiro nativo —, traça um panorama sobre os moradores da região amazônica, desde o ciclo da borracha.

Nas pegadas da Alemoa

Nas pegadas da Alemoa

“Nas pegadas da Alemoa”, é um livro que explora o que o Brasil tem guardado em suas regiões mais inóspitas e somente através da escrita de Ilko Minev, pode-se conhecer segredos nazistas enterrados em nosso país.

Elza

Elza

Elza, biografia escrita pelo jornalista e apresentador, Zeca Camargo, publicada pela Editora Leya, é um livro atemporal, que conta a história da voz do milênio, a voz inconfundível da mulher que sempre foi a frente do seu tempo, Elza Soares.

Você pode fazer a diferença

Você pode fazer a diferença

“Você pode fazer a diferença: como construir o futuro e promover mudanças reais”, escrito por Stacey Abrams, personalidade responsável por escrever o manual que guiou a campanha presidencial de Joe Biden e Kamala Harris em 2020, foi publicado pela Editora Nacional, e ao ler a trajetória dessa mulher, inspira qualquer pessoa independente da idade. É um livro inspirador!

Como defender sua causa

Como defender sua causa

Como defender sua causa: potencialize seu impacto com pensamento estratégico, escrito pelo cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas, Leandro Machado, publicado pela Editora Nacional, apresenta uma abordagem objetiva para quem deseja mudar o mundo

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.