Editora Vozes divulgou os lançamentos do mês de setembro/2018.
Conheça os livros:

SINOPSE:

 

Uma chamada para a reflexão sobre os séculos decisivos da modernidade europeia, tendo como ponto de partida o exame dos momentos fundadores da cultura ocidental. Esta é a proposta deste livro, terceiro volume da coleção História Geral.

Os autores destacam a importância do Humanismo e do Renascimento, das reformas religiosas e da formação dos estados modernos, entre vários outros temas fundamentais, para a formação da Europa moderna e para o nosso reconhecimento como homens do mundo contemporâneo, expostos a questões ainda mais complexas do que aquelas que apresentavam um mundo de possibilidades abertas.

Assim, eles deixam de lado as explicações fáceis da passagem da Idade Média para a Época Moderna, abandonando as velhas dicotomias que asseguravam as diferenças entre um momento e outro e que estavam centradas na oposição campo-cidade, vida rural e urbana, ou ainda entre nobres e burgueses, entre vida contemplativa e vida ativa.

Composta de quatro volumes, esta coleção sobre História Geral abrange a Antiguidade, a Idade Média, a Moderna e a Contemporânea do Ocidente. Escrita com absoluto rigor acadêmico, traz informações precisas, bibliografia geral e específica e notas explicativas, com textos de qualidade indispensável, além de fluência e clareza.

Os quatro livros foram concebidos como um projeto inteiro, e, nesse sentido, se complementam, mas cada um deles é formatado de tal modo que pode ser adotado isoladamente na medida das necessidades específicas de professores e alunos e também por pessoas simplesmente interessadas em conhecer melhor a história de nossa civilização.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

O ensino da leitura no espaço escolar é especialmente relevante porque muitos são os alunos que dependem unicamente da escola como formadora de hábitos leitores, por não terem o privilégio de viver em famílias cujos hábitos ou formação permitam sua exposição ao texto impresso durante a infância. Além disso, é importante que o trabalho com a leitura, assim como a escrita, seja feito de modo que os alunos dominem diferentes gêneros textuais, porque tudo o que comunicamos só é possível por meio de algum gênero discursivo.  Assim, os professores devem ofertar textos variados, porque as novas demandas dos contextos sociais tornam necessário o domínio dos mais diversos gêneros para a socialização e cidadania dos aprendizes.

Esta obra traz inúmeras faíscas que podem ser iniciadas a qualquer momento, sejam como atividades a serem realizadas antes da leitura, para despertar o interesse do aluno por ela; atividades a serem desenvolvidas durante o processo de ler um determinado livro, a fim de que seja feita a mediação de leitura, contribuindo para a ampliação do conhecimento de mundo do aluno e seu entendimento acerca da obra lida; e muitas atividades de pós-leitura, momento no qual o aluno poderá exercer sua criatividade, consolidar e aprofundar suas interpretações e exercer sua autoria de gêneros diversos, ao discorrer de forma criativa acerca da obra que acabou de ler.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

Este livro oferece recomendações médicas e teóricas para jogos que podem ser praticados na terceira idade. Esta faixa etária é muito mais heterogênea do que qualquer outra; em termos gerais, pode ser dividida em quatro grupos: os idosos cheios de vigor e sedentos por atividade, os que se mantêm em forma e querem se divertir praticando esportes de lazer e de todos os tipos, os principiantes na prática desportiva e, finalmente, os longevos e os incapacitados que só podem jogar sentados.

Para todos esses, são propostos jogos classificados de acordo com as possibilidades de mobilidade. Os dois últimos capítulos são dedicados a jogos para ocasiões especiais e a recomendações para promover a vontade de jogar.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

Desejamos a transparência, mas não estamos conscientes dos problemas que podem derivar da cultura global da transparência.

Será que realmente queremos saber de tudo? Estamos verdadeiramente capacitados para digerir tudo isso? Poderemos suportar as montanhas de lixo que se acumulam nos desvãos das instituições? Os segredos de família guardados desde a infância? Os ardis e hipocrisias daqueles que supostamente nos amam? Teremos estômago para poder digeri-las? Estaremos dispostos a ver como derretem os grandes mitos da honestidade? Algum dia chegaremos a sentir saudades da opacidade? Quanta transparência o estômago social é capaz de digerir? Quantas doses de realismo podemos engolir para viver e quantas de idealismo precisamos para construir horizontes?

Queremos saber, ainda que muitas vezes o que acabamos de descobrir não nos agrade, não cumpra as expectativas que tínhamos e, consequentemente, nos desiludamos.

O anseio de saber é constitutivo do ser humano, mas precisamos ter consciência de que com frequência tanto no terreno afetivo como no profissional saber tudo, ou quase tudo, é uma fonte infinita de sofrimentos que nem sempre podem ser aliviados.

São muitas as questões em jogo e nosso desejo é explorá-las uma a uma como quem solta as pétalas de uma flor. É bom saber ao que nos expomos quando apostamos, definitivamente, em uma cultura global da transparência. Muitas vezes as coisas não são o que parecem, as instituições não são o que imaginamos, os amigos de longa data não são como os concebemos, as pessoas exemplares estão cheias de defeitos e carências. A transparência é, neste sentido, um caminho para a maturidade humana, mas também, falemos claro, pode ser um caminho para a desesperança.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

O perdão, mais do que fraqueza ou sinal de fragilidade, é um ato de coragem, um meio de desapegar-se e de abrir a porta ao amor. O perdão requer o reconhecimento das falhas e a renúncia à crítica, ao julgamento e à vingança.

Nem sempre é fácil perdoar, mas é preciso fazê-lo para liberar-se do peso das lembranças ruins que nos oprimem.

Ho’oponopono permite uma nova abordagem do perdão, tornando mais simples a reconciliação que transforma nossos rancores e nos ajuda a reintegrar o amor à nossa verdadeira identidade.

Os exercícios aqui propostos levarão você à reflexão e a atos concretos de liberdade e paz interior.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

Você conhece a receita da felicidade e do sucesso? Talvez já a tenha experimentado, não é? Se for o caso, você tem algumas pistas dos ingredientes que a compõem… Mais ou menos, você responderia. No entanto, alguém que já cozinhou sabe que uma mesma receita não terá o mesmo gosto, dependendo de quem a preparou.

Suponhamos que você adore bolo de chocolate. Sem dúvida já experimentou várias vezes essa delícia; no entanto, pode ser que as receitas tenham sido diferentes. Todas tendo como resultado o delicioso bolo de chocolate, mas talvez com pequenas (ou grandes) variações de ingredientes, de quantidades e de maneiras de preparar.

Da mesma forma é a vida!

E, provavelmente, isso é o que a torna tão interessante e fascinante. Muitos caminhos levam a Roma (ou a outros lugares!), da mesma forma que uma porção de truques e astúcias pode atrair para você felicidade e sucesso.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

Nesta obra, os renomados pesquisadores Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman baseiam-se em recente pesquisa arqueológica para apresentar um retrato completamente revisado do antigo Israel e seus vizinhos. Eles argumentam que evidências cruciais, ou a eloquente falta de evidência em escavações em Israel, no Egito, na Jordânia e no Líbano indicam que boa parte das mais famosas histórias bíblicas constituem um reflexo do mundo dos autores de épocas posteriores mais do que fatos históricos reais.

O objetivo deste livro é contar a história do antigo Israel e do nascimento de suas escrituras sagradas a partir de uma nova perspectiva, justamente da perspectiva arqueológica. Os autores querem tentar separar história de lenda. Mediante a evidência das descobertas recentes, eles construíram uma nova história do antigo Israel, na qual alguns dos mais famosos eventos e personalidades mencionados na Bíblia desempenham papéis inesperadamente diferentes.

Desafiando as leituras fundamentalistas dos escritos bíblicos e organizando as evidências arqueológicas mais recentes para dar suporte à sua nova visão do antigo Israel, A Bíblia desenterrada proporciona uma perspectiva fascinante e controversa sobre quando e por que a Bíblia foi escrita e por que ela ainda tem tanta força espiritual e emocional hoje.

Promoção na Amazon

SINOPSE:

 

A construção significativa do mundo social foi o único livro originalmente escrito em língua alemã e publicado em vida por Alfred Schütz. Com a anexação da Áustria e o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Schütz trocou sua cidade natal, Viena, por Nova York, onde sua produção teórica passou a ser realizada em inglês. No exílio norte-americano, mesmo tendo de conciliar sua pesquisa em fenomenologia e teoria social com a carreira de jurista financeiro, Schütz publicou mais de 30 artigos. Nesses escritos ele aprofunda sua teoria dos símbolos e sua teoria social do conhecimento de 1932, desenvolve uma teoria da constituição pragmática com base no conceito do operar – formulado por ele ainda em A construção significativa – e dedica diversos artigos à análise e à crítica do pensamento de Scheler, Sartre, James e da fenomenologia transcendental de Husserl, referência filosófica principal do presente estudo sobre os fundamentos teóricos da sociologia weberiana e a constituição da experiência do mundo social.

Em A construção significativa se encontram assim prefigurados as temáticas mais importantes e os conceitos mais fundamentais da sua obra tardia. É aqui que Schütz, pela primeira vez, e também da forma mais aprofundada, realiza sua análise estrutural do mundo social, investigando as diferentes “perspectivas de apreensão” e os diferentes graus de “anonimato”, e desenvolve suas categorias da orientação e das relações sociais. No presente trabalho é realizada a tentativa de rastrear as raízes da problemática das ciências sociais até os fatos fundamentais da vida da consciência.

Promoção na Amazon

Comentários

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...