Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

 

Recentemente li Dumplin’, publicado pela Editora Valentina e gostei da proposta: um livro despretensioso mas com uma mensagem singular e necessária, independente do gênero ou público.

Enquanto o Marcos estava fotografando o livro para publicar no blog, a Andreia, nossa blogueira, fez uma brincadeira com a capa do livro. Veja como ficou:

 

Dumplin' e Andreia

Legal, não? Agora sem mais delongas, vamos a resenha:

Dumplin’ conta a história de Willowdean Dickson,  uma adolescente que tem algo diferente das demais adolescentes que seguem um padrão “aceitável” pela sociedade; Dumplin’ é uma garota gorda, fora dos padrões impostos e tals. Mas nem pense que ela é depressiva ou que deseja a extinção da humanidade; longe disso! Ela é super bem resolvida e aceita a vida que tem e não está nem aí com o que dizem. Simplesmente ama a si própria.

E isso é bom.

Exceto pela mãe, que não aceita muito, pois no passado foi a Miss Flor do Texas, um evento que acontece todos os anos na cidade onde vive.

E com esse tal evento chegando, todas as garotas lindas da cidade se preparam para este dia, até que… ela resolve participar para desespero da mãe que acredita na possibilidade de ela ser chacota da escola, da comunidade e dos amigos de sua mãe. Mas Dumpin’ torna-se irredutível e se entrega de corpo e alma e vai à luta para conseguir uma aprovação dos corpo de jurados para ser a próxima “Miss Flor do Texas”, mesmo que sua mãe seja uma das juradas.

Em meio à este turbilhão de emoções, Dumplin’ se vê entre dois caras, que se encantaram por sua postura pró-ativa. Infelizmente a insegurança poderá colocar tudo a perder e ela irá se sentir incapaz. Contudo, como um livro que trata de dramas juvenis, em ambiente escola-trabalho-concurso, não poderia ser melhor, sem este drama que prende o leitor até as últimas páginas.

Contudo, a perda de sua tia Suzy foi uma das emoções mais tangíveis deste livro e me encantei com a forma que Dumplin’ demonstra por ela, e do afeto que tinha pela tia, superando – de certo modo -, o amor por sua mãe, que por sinal não é tão próxima dela. Infelizmente.

Vou parando por aqui para não passar spoiler, para não estragar a surpresa para vocês, no entanto, digo com veemência: diversas pessoas, seja jovens ou adultos, irão se identificar com essa leitura que traz a tona tabus que à muito foi esquecido e abafado pela sociedade. Realmente necessário.

 

Dumplin'

Uma última informação: o livro será adaptado para os cinemas e terá a Jennifer Aniston (friends), como mãe de Dumplin’, então, corre para ler, para ler antes de estreias nas telonas! =)

Óbvio, fiz um vídeo falando sobre a minha experiência ao ler Dumplin’. Veja a seguir:

 

E se curtiu, aproveite para comprar o livro em promoção na Amazon, que está com um preço imperdível!

Comentários

Falei sem pensar

Falei sem pensar

Falei Sem Pensar, é um livro prático e acessível que oferece ferramentas valiosas para melhorar a comunicação em todas as áreas da vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.