2023 começou e como tradição, é hora de revisar todas as promessas não cumpridas no ano anterior, como criar projeções para o novo ano. Com os livros, também é assim: separar as obras que serão lidos em 2023. E afirmo com veemência: a meta é ler mais!
Inegavelmente, é comum uma infinidade de livros passarem por nossas mãos, após adquirir em livrarias, feiras literárias, bienais e a promessa de ler ainda na mesma semana, se desfaz, por diversas questões, seja a leitura atual, clubes de leitura, estudos, faculdade chegando ao fim, ou o desejo de ler no momento poder ter passado. E o livro que seria prioridade sempre acaba indo vai parar na prateleira com intuito de ler em outra ocasião.
Todavia, além dos livros parados na estante, obras que adquiriu em promoção no Natal, reunião de empresa, amigo secreto ou que comprados nas promoções que encontramos nos e-commerces, saldões em lojas físicas, tal como ao que acontece na Livraria Martins Fontes, Livraria Drummond e na Livraria Cultura em São Paulo, na Avenida Paulista, são excelentes indicações para inserir na lista de livros para ler em 2023.
Com a finalidade de avançar na leitura, apresento os 12 livros para ler em 2023. Contudo, não serão apenas esse número de livros a serem lidos nesse ano, mas, utilizar essa métrica para ler os retirar os livros parados na estante e, com eles, podem ser uma grande descoberta, a muito estacionado no cantinho da prateleira.
Leia também 15 melhores livros de 2022:
Conheça a lista de 12 livros para ler em 2023.
Antes, porém, apresento meu livro “Bodas de Papel“, publicado pela Editora Rouxinol:
Bodas de Papel, nos apresenta Michelle, jovem universitária concentrada nos estudos e determinada a ter brilhante carreira profissional.
Mas, toda determinação da jovem não bastou e ela se rendeu à paixão: Michael, jovem sedutor, cruza o seu caminho, revelando a ela amores intensos.
No entanto, a vida de Michelle irá se transformar completamente ao ser diagnosticada com duas situações distintas e um tanto quanto embaraçosas; e toda sua estrutura poderá ruir.
Embarque na leitura emocionante, repleto de sensualidade e dramas; um estímulo aos apaixonados pela vida e pela experiência intensa de se viver um grande amor.
Confira agora, a lista de livros para serem lidos em 2023:
Esta obra que não vai apenas falar sobre Política, mas Administração, empresas, Psicologia Comportamental, autoconhecimento, carreira e autodesenvolvimento. São estratégias que servem para ser aplicadas em qualquer área da vida. Além de analisar, descrever, discutir e disseminar as estratégias do poder, que poderão ser úteis não somente na Política, mas também nas empresas e, sobretudo, na vida, de forma descomplicada.
Ao fazer uma releitura e análise dos livros aclamados A arte da guerra e As 48 leis do poder, é também um manual com o propósito de muni-lo de ferramentas estratégicas para resolver conflitos ou problemas para que você, leitor, possa alcançar não somente o sucesso, como também possa entender as percepções do poder, seu uso e seu funcionamento nas organizações e na vida.
As Fake News passaram a ganhar protagonismo no ambiente da internet e das redes sociais, pois são a consequência da possibilidade de exercício da liberdade de expressão dentro desse ambiente. A facilidade de manter-se no anonimato ou “invisível” na internet ou, pelo menos, a falsa sensação dessa facilidade encorajou cada vez mais as pessoas ou grupos a gerarem desinformação de forma sistemática.
Nesse sentido, a internet conseguiu criar uma junção perfeita de fatores que já existiam na sociedade: a informação, a liberdade de expressão, comunidades de pessoas, velocidade de circulação e anonimato, mas que foram potencializados com a evolução tecnológica. Essa união de elementos criou o ambiente perfeito para a criação ou divulgação de notícias falsas frequentemente, já que a possibilidade de geração de conteúdo é infinita, pois qualquer um pode fazer isso.
Temas como Fake News, Pós-Verdade, Deep Fake serão tratados ao longo do livro, propondo uma discussão sobre esses fenômenos inseridos na sociedade, bem como suas causas e suas consequências.
O coronavírus provocou a maior crise de saúde mundial da atualidade. No entanto, ao olharmos para o passado, vemos que a humanidade já passou por crises semelhantes. Nem é preciso ir longe para constatar tal fato: no final dos anos 2000, a gripe suína deu origem à primeira pandemia a assolar nosso planeta numa época globalizada e sem fronteiras. Tudo parece indicar que surtos epidêmicos como este serão rotineiros nos próximos anos. Assim, conhecer melhor o mundo dos micróbios será de grande ajuda para enfrentar com sabedoria os desafios sanitários que virão.
As grandes epidemias modernas nos mostra como funcionam as doenças infecciosas, o que significa dividir o mundo com inimigos invisíveis e como evitar o excesso de preocupação sem abrir mão da prudência, tão necessária para a garantia de nossa preservação como espécie.
Como seria o mundo se não dependêssemos de produtos de origem animal? Essa é a reflexão apresentada pela antropóloga Roanne van Voorst, considerando tanto o dilema do maltrato animal como o impacto desse tipo de produto no meio ambiente.
Combinando clareza ética com uma visão inquietante, a autora explora de forma instigante e divertida a imagem de um futuro em que o consumo de animais é coisa do passado.
No momento em que colocou os olhos em Ava, John Gaunt desejou que ela fosse sua. Nascido na pobreza, o empresário John Gaunt se tornou um cobiçado milionário. Além do dinheiro, ele possui o “It”, uma espécie de magnetismo inexplicável a que nenhuma mulher consegue resistir. No entanto, Ava parece imune a esse charme, e John percebe que precisará de um esforço extra se quiser realmente conquistá-la.
Após ter o coração partido pelo amor de sua vida, Rodney Steele decide viajar o mundo e acaba se tornando um escritor de sucesso. Dez anos depois, de volta a Londres, ele recebe uma ligação por engano de uma moça cuja voz doce lhe lembra da mulher que amava. Sentindo-se solitário, ele implora que a moça lhe faça um simples, mas peculiar favor: ligar para ele às dez e quinze durante seis noites consecutivas.
Entre confissões, desabafos e discussões literárias, o laço entre eles vai ficando cada vez mais forte com o passar dos dias. O que Rodney não sabe é que o amor está mais perto do que imagina: no apartamento ao lado, separado por uma mera parede.
Preso por um crime que não cometeu, o esgotado detetive Egon Rustemagick é liberado de uma instituição mental de alta segurança para pegar um monstro assassino em série que está matando e mutilando donas de casa e crianças pequenas.
Stray Toasters ― Torradeiras Assassinas, clássica graphic novel seminal com roteiro e arte de um dos artistas de quadrinhos mais inovadores e influentes do mundo, Bill Sienkiewicz, e que ganha sua primeira edição no Brasil.
Este conto sombrio e assustador, aclamado pela crítica, mistura os gêneros de ficção científica, investigação, noir, mistério e terror em uma cidade futurística semelhante a Blade Runner. Neste volume anotado definitivo e em cores, Sienkiewicz está no auge. Contém nova capa, galeria de capas e extras com esboços originais.
Novo livro do autor de A verdade sobre o caso Harry Quebert
Uma grande expectativa toma conta da badalada cidade de Orphea, nos Hamptons. A população aguarda ansiosamente a estreia de seu primeiro festival de teatro. Mas o prefeito está atrasado para a cerimônia.
A poucos metros dali, Samuel Padalin percorre as ruas desertas em busca da esposa. Diante da casa do prefeito, um corpo é encontrado. E, no interior da residência, a cena é ainda pior: uma família inteira foi assassinada com extrema violência.
Vinte anos após a resolução do homicídio, novos fatos mudarão para sempre a história de Orphea. A jornalista Stephanie Mailer confronta as autoridades e afirma que houve um gravíssimo erro na investigação. Então, ela desaparece. O que aconteceu com a jornalista? E o que de fato ocorreu em 30 de julho de 1994?
Em uma narrativa repleta de reviravoltas e sequências inesperadas, o premiado escritor Joël Dicker se reafirma como uma das vozes mais criativas do momento ao entrelaçar brilhantemente diversos personagens e tramas. Um livro intrigante, ao mesmo tempo, sofisticado, divertido e marcado por uma fina ironia.
A história de Anders Breivik e do mais chocante atentado terrorista da Noruega pelo olhar da autora de O livreiro de Cabul Investigadora de rara habilidade, correspondente internacional consagrada, Åsne Seierstad passou anos escrevendo sobre as pessoas envolvidas em conflitos violentos ao redor do mundo.
Agora, pela primeira vez, a autora de O livreiro de Cabul dedica-se a reportar o terror dentro do seu próprio país – e o faz por meio de pesquisa primorosa e de entrevistas e depoimentos exclusivos e inéditos.
O resultado é a reconstrução detalhada e espantosa do maior atentado da história da Noruega, aquele que, em 22 de julho de 2011, vitimou 77 pessoas e impôs as questões fundamentais – Como isso pôde acontecer? Por quê? E quem era Anders Behring Breivik, o assassino? – brilhantemente enfrentadas por Åsne Seierstad neste livro.
AS MÃES NÃO ESCREVEM, ESTÃO ESCRITAS.
Uma mãe assassina seus gêmeos. Outra, a protagonista deste livro, prestes a dar à luz e obcecada pelo infanticídio ocorrido, decide escrever esta história como forma de tentar compreender: amores matam? Tecido com os fios de um thriller, este é um romance inovador e perturbador.
Katixa Agirre reflete sobre a relação entre maternidade e criação em diálogo com autoras como Sylvia Plath e Doris Lessing, questionando: Ser mãe é uma prisão?
O resultado é um livro inédito, inquietante e original, no qual a autora não nos traz respostas, mas lança contradições e descobertas.
“Se eu sei por que ele é do jeito que é, talvez eu possa entender por que sou do jeito que sou”, diz Alex, uma advogada cabeça dura, mãe amorosa e filha de Victor Tuchman – um promotor imobiliário sedento por poder. Agora que Victor está no leito de morte, Alex sente que ela pode, finalmente, descobrir os segredos de quem ele é e o que ele fez ao longo de sua vida e carreira. Ela viaja para Nova Orleans para estar com sua família, mas principalmente para interrogar sua mãe, Barbra.
Enquanto Barbra se defende das perguntas incansáveis de Alex, ela reflete sobre sua vida tumultuada com Victor. Enquanto isso, Gary, irmão de Alex, é incomunicável, tentando iniciar sua carreira no cinema em Los Angeles. E a esposa de Gary, Twyla, está tendo um colapso nervoso, explodindo em ataques de choro. A disfunção está no auge. À medida que cada membro da família lida com a história de Victor, eles precisam descobrir uma maneira de seguir em frente – um com o outro, por si mesmos e pelo bem de seus filhos.
Este romance é uma exploração oportuna e penetrante do que significa ser pego na teia de um homem tóxico; mostra como um relacionamento abusivo pode envolver uma família por gerações e o que é preciso para se libertar e entender que nem tudo tem que ser seu.
Tom Peters é o Gandalf dos negócios. O potencial humano é infinitamente mágico, mas a maior parte das empresas quer […] contribuir de modo inconsciente, mecânico. Equipes mudam o mundo, líderes servem suas equipes, e não existe excesso de serviço! Se você quer saber qual é o segredo da jornada, Humanismo extremo é leitura obrigatória […] Fdlinda Holliday, ceo e fundadora da Citia.
Existe a gestão de empresas antes e depois de Tom Peters. PhD em gestão pela Stanford Business School, Peters foi sócio da McKinsey & Company, trabalhou na Casa Branca e presta consultoria empresarial ao Deutsch Bank, Credit Suisse e ao Exército dos Estados Unidos, dentre outros. Coautor de In Search of Excellence, obra considerada o melhor livro de negócios já publicado até hoje, Tom é a maior autoridade do mundo quando se fala em excelência nos negócios, inovação e liderança.
Depois de 43 anos de trabalho e muita mão na massa – e em um mundo cada vez mais complexo – Humanismo extremo: o novo padrão de excelência nos negócios é o compêndio definitivo que poderá ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Com princípios e ferramentas indispensáveis para quem deseja sair da média e se adaptar às mudanças causadas pelas novas tecnologia, Humanismo extremo ajudará você a navegar rumo ao crescimento e à lucratividade, fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa, mas o pulo do gato está em saber o que é ainda mais importante na hora de tomar decisões e agir, e Tom Peters, mais do que ninguém, poderá ajudá-lo nessa tarefa.”
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.