Mais uma baixa para o ramo livreiro: Correios suspendeu o serviço de envio de Impresso Normal – Registro Módico, que tem maior procura entre o mercado do livro, por te um uma taxa mais acessível ante as demais. Todavia, não cancelou por completo, podendo utilizar nas modalidades PAC ou Sedex, serviços que setorna mais caro para o consumidor final, nesse caso, o leitor.
A medida está válida no período de fechamento das lojas físicas por conta da pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19) que assola o mundo e os Correios afirmam que a medida, é um dos “protocolos operacionais e profiláticos adotados pela empresa, baseados nas orientações do Ministério da Saúde”.
Durante essa quarentena, as alternativas estão voltadas para a comercialização através de canais online onde o mercado aposta no e-commerce, utilizando os canais digitais: mídias sociais, e-mails e blogs que migram os consumidores leitores para as lojas virtuais. Todavia com o valor do frete mais alto, o consumo poderá diminuir ante o valor final.
Segundo a reportagem da publishnews, “ao assinar a medida provisória 926 e o decreto 10.282, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), definiu o que são “serviços essenciais”, aqueles que, neste momento de pandemia, precisam se manter em funcionamento. No artigo terceiro do decreto, está definido que os serviços postais são essenciais. Os Correios, portanto, permanecem abertos e em funcionamento.”
Nos resta esperar por um plano de melhoria e retorno na modalidade de Registro Módico, porém, até lá aproveite para baixar e-books grátis e ler durante a quarentena:
Baixe 10 e-books de GRAÇA!
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.