Caminho Longo, escrito por Vinícius Fernandes, autor de Graham, é um livro que explora todas as facetas do ser humano, através de uma vida, ainda mais se tratando de um relacionamento homoafetivo.

Em Caminho Longo, somos apresentados ao Bruno, que recebe a triste notícia da perda de seu irmão Matheus, sua fortaleza: sempre o apoiava e lhe davas conselhos com o que estava acontecendo. Matheus era seu porto seguro. Desde então, Bruno vem se questionando como superar o luto do irmão, seu melhor amigo.

Não bastasse essa perca irreparável, Bruno tendo atritos com a família pelo fato de não se relacionar muito bem com os seus pais, dentre os assuntos, a homossexualidade, o drama familiar é um grande dilema para ele. Nesse ponto pode-se ver uma similaridade em Graham, seu livro anterior, pois o personagem central passa pelos mesmos dilemas.

No entanto, é perceptível saber que o autor Vinícius, revisitou a dramatização no núcleo familiar e como lindam com a homossexualidade. O realismo escrito nas páginas de suas obras são verossímil e acredito que muitos pais devam ler suas obras para saber ouvir melhor sobre seus filhos quanto se revelam gays. Ou sejam, enterrar o preconceito, quebrar o tabu e incentivar os filhos a seguirem o que seu coração manda, sem medo de ser feliz. Com Bruno, protagonista de Caminho Longo, não foi bem assim. Sua vida da reviravolta que se pergunta o que poderia fazer se fosse de outro jeito?

O amadurecimento do personagem é evidente e o leitor consegue sentir as angústias, medos, derrotas e vitórias ao longo do enredo. Entre amores e desamores, a vida adulta mostra para Bruno e nos apresenta a realidade do nosso mundo que por muitas vezes nos é passada por despercebido.
A narrativa fluida contribui para o desenvolvimento da história e permite que o leitor siga no Caminho Longo sem pestanejar por conta da leveza em suas páginas, mesmo que tenha momentos duros para ler.

Em suma, Caminho Longo surpreende e mostra que na vida de um casal homossexual não é apenas de sexo, mas sim, carinho, cumplicidade, respeito, drama, real e muito amor envolvido. Uma palavra o sentimento para quem pretende ler algum drama LGBT: leia Caminho Longo. Irá se surpreender.

A Macieira, grátis na Amazon

Conheça a sinopse do livro “Caminho Longo

Uma tragédia afastou para sempre Bruno de seu irmão Mateus. Sem seu melhor amigo e confidente, ele se prende a lembranças e tenta superar o luto.

Entre angústias e o crescimento pessoal, ele precisará definir do que é possível abrir mão em nome da felicidade, mesmo que isso represente viver de um modo que seus pais podem não aceitar.

Enquanto define o que deseja de seu futuro, Bruno irá descobrir que nossas existências são feitas de momentos e que cada um deles é um aprendizado nesse caminho longo chamado de vida.

 

 

Comentários

Discursos de ódio contra negros nas redes sociais

Discursos de ódio contra negros nas redes sociais

“Discursos de ódio contra negros nas redes sociais”, de Luciana Barreto, é uma leitura obrigatória para todos que acreditam que a tecnologia deve ser uma força para a liberdade e a igualdade, e que a responsabilidade de construir um novo contrato social é de toda a sociedade.

Todas as pequenas coisas

Todas as pequenas coisas

‘Todas as pequenas coisas’, de Vinícius Fernandes, nos lembra que, mesmo sob a ameaça do fim, o amor e a conexão humana são as “pequenas coisas” que dão sentido à nossa existência.

Em memória

Em memória

No livro ‘Em Memória’, Alice Winn não entrega apenas um romance, mas um testamento sobre a capacidade do amor de florescer mesmo no ambiente mais hostil.

Fim

Fim

‘Fim’, escrito por Fernanda Torres, publicado pela Companhia das Letras, é um romance que cumpre a promessa de ser completo: tem humor, melancolia, crítica social e uma rara profundidade emocional.

Ismael

Ismael

“Ismael”, publicado pela Editora Peirópolis, é um clássico moderno que oferece uma lente radical e transformadora para entender o dilema da civilização.

Holocausto e memória

Holocausto e memória

‘Holocausto e Memória’, do historiador Marcos Guterman, especialista em nazismo e antissemitismo, publicado pela Editora Contexto, é um livro vibrante, necessário.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Em memória

Em memória

Em Memória: leitura obrigatória para quem aprecia tramas ambientadas na Primeira Guerra Mundial, com foco nas experiências pessoaisEm...