Na quinta-feira da semana passada (27/09), foram anunciados o local e a data de realização da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que integra o calendário oficial da cidade de São Paulo, vai ocupar três dos cinco pavilhões do Expo Center Norte e acontecerá entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro.

Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora da Bienal, o objetivo é melhorar a experiência de visitantes e expositores, com uma infraestrutura mais moderna e repaginada, além de promover interação ainda maior de público, autores e editoras. “Em 2018, tanto o público quanto o expositor saíram extremamente felizes da Bienal. Queremos ampliar ainda mais essa satisfação e trazer novamente o público que visitou pela primeira vez a Bienal do Livro e, claro, conquistar mais leitores que ainda não chegaram a participar de um evento dessa magnitude”, declarou em comunicado Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

Torelli faz uma referência à pesquisa realizada na última edição do evento segundo a qual, 38% dos visitantes estiveram pela primeira vez na Bienal e 53% dos que visitaram em 2016 afirmaram que a edição de 2018 foi melhor do que a anterior, já 82% do público saiu satisfeito e 75% tem a intenção de retornar na próxima edição. Entre os expositores, 85% ficaram satisfeitos com a 25ª edição, um crescimento de 6% em relação à 2016. A mesma pesquisa apontou ainda que, na comparação com a edição de 2016, houve aumento de 37% no gasto médio por pessoa durante os dias.

Na realidade, a Bienal volta a ocupar o Expo Center Norte. Ali aconteceram três edições, em 1996, 1998 e 2000. “Estamos muito felizes em voltar a sediar a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Trata-se de um importante evento que reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, com intensa programação cultural para os visitantes. O Expo Center Norte oferece um espaço completo e versátil, com excelente infraestrutura e localização privilegiada. Esperamos que a próxima edição seja um grande sucesso e que essa seja uma parceria duradoura”, declarou Paulo Ventura, diretor superintendente da nova casa da Bienal de SP.

Texto publicado por Publishnews (com alterações)

Neste ano, nós do canal Irmãos Livreiros, marcamos presença durante o evento e registramos alguns momentos marcantes.
Confira: IrmãosNaBienal

Comentários

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...