Empoderamento feminino. Empoderadas. Feminismo.
Estas palavras tem sido palco para muita discussão e assuntos correlatos em todas as plataformas; digitais e impressas. Dentre elas, o livro ganha destaque. Com a temática, uma gama significativa de obras literárias vem sendo publicadas com esse assunto tão latente e de tamanha importância para nossa sociedade atual.
Talvez, a geração Y que absorve esse conteúdo não tenha conhecimento, mas desde o século passado, algumas presenças feministas vieram à tona e colocaram a boca no trombone, mesmo que, sendo afligida por algum homem que ganhou o palco, os holofotes se viraram para eles. É neste cenário que surge a figura feminista, da filósofa existencialista “Simone de Beauvoir”.
Com estudos sobre Beauvoir, a escritora e psicanalista de origem búlgara e radicada na França, Julia Kristeva traz um panorama amplo sobre a “revolução antropológica” abordando na obra publicado pela Edições Sesc, “Beauvoir Presente”, os desdobramentos que circundam o multifacetado universo feminista com seu pensamento avançado à frente do seu tempo.
Neste ensaio, Kristeva nos apresenta temas – para sua época – polêmicos tratando-se de uma mulher que nascera em 1908 e veio a falecer em 1986, a igualdade dos sexos; a multifacetada obra filosófica “O Segundo Sexo” que até os dias atuais, questiona através da antropofagia, qual o papel no feminismo e como se funde na sociedade contemporânea, e como o feminismo de hoje, tem reflexo dentro da origem do universo beauvoiriano.
Numa linguagem que carrega o classicismo francês, a obra escrita por Kristeva sobre Beauvoir, traz um panorama sobre a mulher forte e destemida que ainda em uma época remota assumiu o desejo por não ter filhos, e preferiu formar uma família com Sartre, sua amante, amarrando o desejo da mulher atuante na sociedade em que vivemos, onde “tudo é permitido”, onde “tudo é possível” fazendo um contraste com o passado da mulher que enfrentava desafios na luta pelos direitos humanos e civis das mulheres em um cenário global.
Julia Kristeva nos leva a refletir como a obra tem como intuito nos fazer voltar no passado vivido por Simone de Beauvoir e traçar o itinerário dos movimentos feministas e trazer para nossos dias, amarrando com nossa sociedade liberal, sem perder o espírito de fineza francês.
O livro está disponível nas principais livrarias, e-commerces e em aplicativos como o Google Play e Apple Store.
SINOPSE
Nesta obra, Julia Kristeva se debruça sobre a atualidade da escritora, filósofa e ativista francesa Simone de Beauvoir, que marcou a metade do século XX com a publicação de “O segundo sexo”, um tratado sobre a condição das mulheres no período. Segundo Kristeva, o pensamento de Beauvoir corresponde a uma “revolução antropológica” e, por isso, ainda encontra ecos e desdobramentos tão contundentes nos fundamentos que circundam o multifacetado movimento feminista.
Abordando tópicos como sexualidade, política, maternidade, feminismo, psicanálise e, principalmente, liberdade, Kristeva faz uma leitura pessoal de Beauvoir e revela possibilidades para apreender o feminino hoje.
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.