Fazendo as pazes com a ansiedade”, escrito pela psicóloga, Blenda Marcelletti, cuidadosamente editado por Luiza Del Monaco e Ricardo Lelis, publicado pela Editora Nacional, é um livro que trata sobre o tão temido mal do século: a ansiedade, que seguido da depressão, podem estar no mesmo lugar do pódio.

Através de uma escrita ampla que a autora aborda sobre o tema, a obra apresenta assuntos do cotidiano misto à sua experiência em consultório, incluindo pensadores que se debruçam sobre o assunto da obra: a ansiedade.

Inegavelmente, a ansiedade está presente em nossas vidas, desde que nascemos. Desde os primórdios. Presença certa em nosso cotidiano, ou seja, faz parte de nossa existência. Usá-la para autovitimizar, confrontar o próximo, será um transtorno para o ansioso e os que os rodeiam.

Lidar com a ansiedade causadas pelas mudanças bruscas de cenário, tempo e local, onde tudo era de uma forma e de repente mudou, é a fórmula para ter uma vida estável e colaborativa.

A ansiedade é caracterizada pelo medo, perturbações, angústia e falta de controle sobre a situação, que até então estava concentrada. Segundo Blenda, os principais sintomas são:

  • Preocupações, tensões e medos exagerados; a pessoa se queixa de não conseguir relaxar;

  • Preocupação excessiva com saúde, dinheiro, família e/ou trabalho;

  • Medo de errar e ser julgado; medo de ser humilhado;

  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem involuntariamente.

Outro fator que causa ansiedade é o uso excessivo de smartphones e redes sociais, decorrente da modernidade, onde a viagem que antes era apreciada entre amigos, atualmente, tem que ser registrada e divulgada para ter numero de likes significativos. O uso contínuo de celulares, antes de dormir, ou ainda se ao acordar à noite e checar o que acontece nas mídias, causam transtornos e altos picos de ansiedade imensuráveis.

Em suma, a autora apresenta, ainda, dicas para cuidar desse sentimento, tais como ouvir sua mente e filtrar o que é útil ou inapropriado, bem como, cultivar momentos de silêncio, para encontrar o que é mais verdadeiro e importante em nossa essência.

Faça as pazes com a ansiedade”, é um livro que vai além de autoajuda. Ele nos doutrina a ouvir a ansiedade sem ter que bani-la. É um sentimento que exige nossa atenção. A ansiedade existe e precisa ser ouvida.

Faça as pazes com a ansiedade”, está disponível na Amazon e nas principais livrarias e e-commerces do país.

Faça as pazes com a ansiedade

Considerada por muita gente como o “mal do século”, a ansiedade é um dos temas mais discutidos na mídia e em sessões de terapia. Vista como uma angústia cujos efeitos são nocivos em sua maioria, ela é temida, evitada e maldita. Mas será que a ansiedade é realmente tão maléfica como a pintam?

Trazendo exemplos do cotidiano e pensamentos de estudiosos que se debruçaram sobre o assunto, aliados à sua ampla experiência no consultório clínico, a psicóloga Blenda Marcelletti de Oliveira faz um panorama histórico e filosófico da ansiedade para mostrar que ela não só pode ser benéfica como é necessária e, sobretudo, um sentimento do qual não podemos — nem devemos — escapar. A pressão para parecermos sempre felizes nas redes sociais, a dificuldade em lidar com as imperfeições do amor e a luta para encontrar a vocação profissional são alguns dos tópicos discutidos por ela neste livro. Embora sua intenção não seja adentrar nos campos da medicina ou psiquiatria, em

Fazendo as pazes com a ansiedade, Blenda nos ajuda a entender a fronteira entre uma ansiedade natural, intrínseca ao ser humano, e outra mais patológica, capaz de nos tornar disfuncionais mesmo nas atividades mais cotidianas.

Durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, a Skeelo Books trouxe a psicoterapeuta Blenda de Oliveira para falar sobre o livro “Fazendo as pazes com a ansiedade“, em que utiliza exemplos do cotidiano e pensamentos de estudiosos para falar sobre o tema.

Com um olhar histórico e filosófico, a autora mostra que a ansiedade não só pode ser benéfica como é necessária.
Assista ao Skeelo talks no YouTube:

Comentários

Todas as pequenas coisas

Todas as pequenas coisas

‘Todas as pequenas coisas’, de Vinícius Fernandes, nos lembra que, mesmo sob a ameaça do fim, o amor e a conexão humana são as “pequenas coisas” que dão sentido à nossa existência.

Em memória

Em memória

No livro ‘Em Memória’, Alice Winn não entrega apenas um romance, mas um testamento sobre a capacidade do amor de florescer mesmo no ambiente mais hostil.

Fim

Fim

‘Fim’, escrito por Fernanda Torres, publicado pela Companhia das Letras, é um romance que cumpre a promessa de ser completo: tem humor, melancolia, crítica social e uma rara profundidade emocional.

Ismael

Ismael

“Ismael”, publicado pela Editora Peirópolis, é um clássico moderno que oferece uma lente radical e transformadora para entender o dilema da civilização.

Holocausto e memória

Holocausto e memória

‘Holocausto e Memória’, do historiador Marcos Guterman, especialista em nazismo e antissemitismo, publicado pela Editora Contexto, é um livro vibrante, necessário.

Jogo de Cena

Jogo de Cena

‘Jogo de Cena’, de Andrea Nunes, oferece uma experiência de leitura singular, unindo o charme e o mistério do Nordeste brasileiro a uma conspiração internacional de tirar o fôlego.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Em memória

Em memória

Em Memória: leitura obrigatória para quem aprecia tramas ambientadas na Primeira Guerra Mundial, com foco nas experiências pessoaisEm...

Fim

Fim

Fim: reflexão sobre o envelhecimento, a morte e o sentido da vidaEm Fim, Fernanda Torres, atriz e escritora de talento singular, vencedora...

Ismael

Ismael

Ismael: uma profunda reflexão sobre a identidade humana e o caminho para uma vida mais alinhada com o mundoEm Ismael, publicado pela...