No dia 5 de novembro de 2015, a ruptura de uma barragem de resíduos de mineração provocou a pior catástrofe ambiental da história do Brasil. O acidente foi em Mariana, cidade de Minas Gerais. O rompimento da barragem do Fundão liberou 40 milhões de metros cúbicos de resíduos que varreu os municípios de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, contaminou rios, matou 19 pessoas e inúmeros animais, dentre eles, cavalos, gados, cães, aves. Foi terrível de ver.

Naquele dia, o país inteiro parou para ver o que ser tratava daquela catástrofe em uma cidade no interior de Minas Gerais. A nação inteira assistiu ao desastre que desolou Mariana, fez vítimas, causou tristeza e o país ficou em luto pelas percas irreparáveis e a devastação de uma cidade inteira e seus arredores, bem como a degradação da natureza e tudo que nela habita por onde o mar de lama passou.

5 anos após a catástrofe é possível saber como os heróis com capas invisíveis e poderes ocultos fez para salvar os que conseguiram sobreviver, evitando assim, uma tragédia ainda maior. Escrito pelo Capitão dos bombeiros de Minas Gerais, Leonard Farah, o livro “Além da Lama”, publicado pela Editora Vestígio, apresenta um relato doloroso na visão do capitão Farah, desde o momento que receberam o anúncio da catástrofe ao fim das buscas por sobreviventes, mais especificamente, desde as primeiras 15 horas após o rompimento da barragem de Fundão. Uma leitura tão intensa e verossímil que é impossuível não se emocionar a cada página ao ver o trabalho incansável dos bombeiros, os verdadeiros heróis que fizeram o possível e o impossível para salvar as vítimas de Mariana, sem ganhar mais nada por seu trabalho.

Além de toda narrativa envolvente e emocionante, é possível conhecer os homens e mulheres por trás da farda quem fez parte da operação e seu amor incondicional em deixar suas famílias em casa sem saber se voltariam a vê-los, arriscando suas vidas em prol de salvarem pessoas que não conhecem e, que nem sempre os consideram pelo ato bravo de heroísmo.

Dentre vários relatos que emociona e nos traz a tona a veracidade dos fatos ocorridos na catástrofe ambiental de Mariana, separei um trecho que apresenta a mais pura verdade dos trabalhos dos bombeiros:

“Corremos para dentro de um prédio em chamas enquanto todos tentam fugir dele. Subimos escadas enquanto todos descem. Mergulhamos o mais profundo possível enquanto pessoas querem ir para a superfície. Esse antagonismo que marca nosso servi-lo faz com que nós mesmos, muitas vezes, não paremos para pensar quão anormais somos diante de situações incomuns.”

“Além da Lama” é aquele livro que te derruba e toda fortaleza que tem ti, desmorona quando o lê, pois a mais pura verdade está nas páginas dessa obra que ouso em dizer: todos os brasileiros têm que ler e conhecer o trabalho desses heróis sem capa, e principalmente conhecer uma parte da nossa história que foi devastada pelo rompimento da barragem em Mariana, pois quando todos estavam saindo correndo para se proteger e salvar suas vidas, os bombeiros entravam no meio  da catástrofe com um único intuito: não deixar ninguém para trás, nem que isso custasse suas vidas. Foi incrível ler “Além da Lama” do Capitão Leonard Farah.

Livro sensacional! Sem dúvida, vale a leitura.

Um raro e inspirador testemunho sobre o ofício desses verdadeiros heróis da vida real.

“Este livro não é apenas um rico documento existencial. A experiência dos bombeiros de Minas Gerais nesse tipo de desastre fez deles uma referência internacional no socorro a vítimas de rompimento de barragens. Depois de Mariana, veio Brumadinho, e de novo os bombeiros foram o grande auxílio que os moradores encontraram. Cobri esses desastres e visito esses lugares de vez em quando. O quadro é desolador. Mas seria muito pior se o Brasil não contasse com a competência e a coragem desses heróis.” – Fernando Gabeira

5 de novembro de 2015: o Brasil inteiro assiste ao desaparecimento de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, dois pacatos distritos de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem de Fundão, administrada por uma das maiores mineradoras do país, despejou quarenta milhões de metros cúbicos de rejeito tóxico na região, tingindo de marrom a paisagem local e causando a morte de 19 pessoas.

Mas essa catástrofe poderia ter sido ainda maior. É o que descobrimos em Além da lama, que narra as dramáticas 15 primeiras horas de mobilização que tornaram possível o resgate de quinhentos moradores ilhados. Essa emocionante história é contada pelo capitão Farah, comandante do grupo especializado que trabalhou incessantemente na missão de salvar vidas, mesmo sob a ameaça do rompimento iminente de uma segunda barragem, ainda maior que a primeira.

Esta é a primeira vez que uma narrativa traz o olhar dos bombeiros sobre a tragédia que até hoje permanece sem solução. Uma leitura impactante para quem deseja conhecer os bastidores do salvamento do maior desastre ambiental do país e os heróis que tornaram isso possível.

Comentários

Discursos de ódio contra negros nas redes sociais

Discursos de ódio contra negros nas redes sociais

“Discursos de ódio contra negros nas redes sociais”, de Luciana Barreto, é uma leitura obrigatória para todos que acreditam que a tecnologia deve ser uma força para a liberdade e a igualdade, e que a responsabilidade de construir um novo contrato social é de toda a sociedade.

Todas as pequenas coisas

Todas as pequenas coisas

‘Todas as pequenas coisas’, de Vinícius Fernandes, nos lembra que, mesmo sob a ameaça do fim, o amor e a conexão humana são as “pequenas coisas” que dão sentido à nossa existência.

Em memória

Em memória

No livro ‘Em Memória’, Alice Winn não entrega apenas um romance, mas um testamento sobre a capacidade do amor de florescer mesmo no ambiente mais hostil.

Fim

Fim

‘Fim’, escrito por Fernanda Torres, publicado pela Companhia das Letras, é um romance que cumpre a promessa de ser completo: tem humor, melancolia, crítica social e uma rara profundidade emocional.

Ismael

Ismael

“Ismael”, publicado pela Editora Peirópolis, é um clássico moderno que oferece uma lente radical e transformadora para entender o dilema da civilização.

Holocausto e memória

Holocausto e memória

‘Holocausto e Memória’, do historiador Marcos Guterman, especialista em nazismo e antissemitismo, publicado pela Editora Contexto, é um livro vibrante, necessário.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Em memória

Em memória

Em Memória: leitura obrigatória para quem aprecia tramas ambientadas na Primeira Guerra Mundial, com foco nas experiências pessoaisEm...