“Estar vivo machuca”, publicado pela Tinta da China Brasil, é uma coletânea de crônicas escritas por pelo humorista e apresentador Ricardo Araújo Pereira, o RAP, também colunista da Folha de S. Paulo e da Revista Expresso, de Lisboa.
Inegavelmente, é possível se pegar rindo das sátiras que compõe a obra, sejam elas engraçadas por seu conteúdo, ou até mesmo, ácidas com pitadas de humor que arranca boas risadas.
Recheadas de críticas e questionamentos sobre a Política – parte delas dedicadas ao ex-presidente Bolsonaro – , Ricardo não poupou esforços em cutucar as gafes políticas de Bolsonaro.
Tão apenas políticas são feiras as crônicas, mas também, temas do cotidiano que tonou-se notícia na TV, informado nos grandes jornais de grande circulação ou compartilhado nas mídias digitais massivamente.
E quando se trata de mídias sociais…
“Se nossa vida virtual é vida, então metade do planeta esteve em coma na semana passada. Durante seis horas, algumas redes sociais deixaram de funcionar. Foi um bom pretexto para pensar na vida. Refiro-me à outra, a que decorre fora da internet. Em resumo, o que aconteceu esta semana foi: durante seis horas ninguém pode publicar conteúdos vazios de conteúdo. Senti um vazio em no meio do meu vazio.”
A obra reúne 121 crônicas curtas, que lhe convida a serem lidas no metrô, trem ou ônibus, enquanto seu vizinho de transporte rola o dedo pelo celular para conferir as publicações do Instagram.
Ironia. Mas é real.
“As redes sociais encorajam-nos a sermos testemunhas de Jeová de nós próprios”
“Estar vivo machuca”, do cronista Ricardo Araújo Pereira, é um livro reflexivo e um tanto quando divertido sobre os principais temas que ficamos sabendo ao ligar a TV, ou abrir um jornal. Atém mesmo ler uma matéria no Facebook.
Vale a leitura!
.
“Faça as pazes com a ansiedade”, está disponível na Amazon e nas principais livrarias e e-commerces do país.
Esta antologia das melhores crônicas de Ricardo Araújo Pereira abarca dez anos de produção de um dos maiores autores da língua portuguesa atualmente em atividade.
Selecionadas pelo premiado escritor e editor da revista Granta em Língua Portuguesa Gustavo Pacheco e apresentadas pela escritora Tati Bernardi, as 132 crônicas de Estar Vivo Machuca nos arrancam gargalhadas, sorrisos e aquela expressão entre a preocupação e a zombaria que só a melhor literatura de humor é capaz de nos despertar desperta.
O pretexto pode ser uma notícia banal lida na internet, uma anedota do dia a dia ou o noticiário político – inclusive do Brasil, que RAP acompanha e transforma em fertilizante para suas crônicas. O autor do manual de escrita humorística A Doença, o Sofrimento e a Morte entrega, neste seu novo livro, uma prova de que não está apenas entre os grandes autores do humor de nossos tempos, mas também da literatura, em especial de um gênero que pensávamos ser apenas coisa de brasileiro: a crônica.
Gregório Duvivier, “não há nada, no terreno do humor, que Ricardo Araújo Pereira não faça com perfeição”.
.
Assista ao encontro com Ricardo Araújo Pereira e apresentação do livro “Ester vivo machuca” na Fnac Colombo.
O novo livro de Ricardo Araújo Pereira é sobre a liberdade de expressão mas também aborda temas como a portugalidade, os justiceiros das redes sociais e outras rabugices.
Assista ao canal da Livraria Arquivo no YouTube:
A Macieira, grátis na Amazon
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.