Começa nesta terça-feira, 27 e vai até 30 de maio, a quinta edição do Salão do Livro Político, que vai homenagear o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire, trazer à tona debates que perpassam a cena política nacional e suas interseções globais, além de fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar as vendas e a leitura de livros políticos.
Um dos temas mais abordados será os debates sobre as ações do governo em exercício na área, sob os sugestivos títulos “Eles têm medo da educação?” e “Educação sem ideologia?”. O atual governo e o contexto em que se instalou na verdade pautam todas as mesas, que tratarão de tráfico e milícias, opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina, entre outros temas.
Todavia o destaque para os visitantes desta edição que promete agitar as quatro noites do evento, vão para: o ex-ministro Zé Dirceu, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a candidata à vice-presidente Manuela D’ávila.
Dentre outros convidados de peso, estão as deputadas Talíria Petrone e Erica Malunguinho, além de intelectuais como Guilherme Wisnik, Leda Paulani, Flávia Birolli, Eduardo Fagnani, João Sicsu, Sabrina Fernandes, apelidada de “guru progressista” e “antiolavo”, e a reitora Maria Amália Andery, da PUC-SP. Jornalistas progressistas também estarão nas mesas: Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
No total de 44 editoras presentes no V salão do Livro Político, estarão nomes como: Alameda, Anita Garibaldi, Autêntica, Bazar do Tempo, Choque Literário, Biblio, Contracorrente, Cortez, Dublinense, Editora 34, Companhia das Letras, Edições Sesc, Estação Liberdade, Expressão Popular, Geração Editorial, Hedra, Lote 42, Martin Claret, Mundaréu, N-1 Edições, Perspectiva, Todavia, Ubu, Unifesp, Usina, e Veneta.
A programação terá ainda um curso com Sonia Couto sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire, aula-teatro Maria, ainda com a temática freiriana, apresentações do Slam da Guilhermina, e dos grupos teatrais Arlequins (peça O Capital) e Quando Quebra e Queima, ambos reconhecidos internacionalmente.
Para conhecer a programação do evento, clique aqui e será direcionado para o site da organização.
A quinta edição acontece de 27 a 30 de maio, das 10h às 22h, no Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1.024 – São Paulo / SP).
DANIEL MORAES, escritor, editor, influencer, jornalista e assessor de imprensa e bookaholic assumido, criou o site Irmãos Livreiros onde mantem atualizado com as novidades do mercado editorial.
É autor do livro Bodas de Papel publicado pela Editora Rouxinol, e a convite da Lura Editorial foi curador das antologias O Canto dos Contos e Contos de Natal. Neste ano de 2019, assumiu a organização da antologia O Canto dos Contos – primavera e a nova antologia Contos de Natal.