Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

 

Recebi da Editora Valentina seu lançamento “O Fundo é Apenas o Começo”, do premiado autor Neal Shusterman no qual ganhou vários prêmios, dentre eles, o aclamado “National Book Award”. Sem mais delongas, vamos a resenha:

O Fundo é Apenas o Começo”, é o primeiro livro que do autor que li e achei a experiência interessante, pois com base de assuntos delicados Neil nos apresenta uma narrativa densa por seu contexto, porém, leve em sua escrita. Uma mistura de fantasia com realidade na visão de Caden Bosh, um garoto de 15 anos que enfrenta o espectro da doença mental.

Caden Bosh está é um filho exemplar, aluno dedicado e adora jogar com amigos, RPG, no entanto, lentamente vai perdendo sua lucidez em casa, na sala de aula, nas ruas que pouco a pouco está se perdendo em sua própria mente, onde ora está em seu mundo real, ora está em um navio em alto mar ao lado de um pirata e um papagaio e homens tatuados.

Neste momento ele não sabe se está vivendo a verdade ‘real e crua’ ou se está vivendo o cenário que a mente dele criou. Tudo começa a oscilar sem ele mesmo perceber e, por incrível que pareça e como seu um interruptor; basta ligar ou desligar, a continuidade das ações em ambos os cenários, dão continuidade na vida de Caden Bosh.

Assim como diz o título do livro, se faz na realidade: o fundo realmente é o somente o início, pois é até onde nossos olhos conseguem alcançar, depois disso, a escuridão de nossa própria mente é o que o levará para longe e talvez, sem mais retorno.

Para nós que vamos lendo a história de Caden, pouco é mencionado sobre a terrível doença que o acomete, somente conforme avançamos na história é que vamos percebendo algumas nuances de realismos e fantasia: entre o real e o ficcional, o que nos tira da zina de conforto, pois essa angustia foi proposital: Neal Shusterman fez questão de nos transmitir o que Caden Bosh sentia nos dois lados da moeda. Isso foi crucial para deixar o livro incrível e, ao chegar em seu desfecho o leitor saberá por que motivo a narrativa foi escrita desta forma.

Em suma,“O Fundo é Apenas o Começo” é um livro marcante que nos toca e tona-se sensível a ponto do leitor se embrenhar nessa história e viver cada passo e cada momento com Caden Bosh que neste momento está abaixo da sombra mais escura do denso oceano indecifrável que é a mente do ser humano. Por fim, leiam. Vocês irão se identificar.

 

O Fundo é o Apenas o Começo - Chalenger Deep - Neal Shusterman - Editora Valentina - Irmãos Livreiros

 

Comentários

O café no fim do mundo

O café no fim do mundo

O Café no Fim do Mundo, de John Strelecky publicado pela Editora Nacional, é um livro que nos convida a desacelerar, a olhar para dentro de nós mesmos e a encontrar a felicidade em pequenas coisas.

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos

Doce introdução ao caos, de Marta Orriols, nos convida a uma jornada introspectiva, onde somos levados a questionar nossos próprios valores e a compreender as nuances de uma decisão que pode mudar o curso de uma vida.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio, de Heitor Zen, nos transporta para um futuro sombrio onde a humanidade luta pela sobrevivência em um mundo dominado por mortos-vivos.

Como enfrentar o Burnout

Como enfrentar o Burnout

Como Enfrentar o Burnout é um guia fundamental para quem deseja construir uma relação mais saudável e equilibrada com o trabalho, promovendo o seu bem-estar mental e qualidade de vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.

Vórtex do silêncio

Vórtex do silêncio

Vórtex do Silêncio: Uma imersão em um mundo pós-apocalípticoVórtex do Silêncio, do autor brasileiro Heitor Zen, publicado pela Editora...