Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Li na Maratona Literária #WonderWomen, o thrilher finlandês “Mulher de Neve“, de Leena Lehtolainen, seu segundo livro depois de “Meu Primeiro Assassinato” com a mesma personagem central “Maria Kallio, também pulicado pela Editora Vestígio, que pertence ao Grupo Autêntica. Na boa? É um dos selos que mais admiro, pois eles focam apenas no policial e criminal. Só livrão:
Gostei muito do primeiro contato com a escrita de Leena Lehtolainen, neste, ela me surpreendeu ainda mais: fiquei impressionado com o amadurecimento tanto por parte da autora finlandesa quanto por parte da policial, Maria Kallio. Sem mais delongas, vamos a resenha:
“Mulher de Neve“, começa com o casamento da detetive com seu parceiro Antti e, durante a cerimônia, na valsa, recebe um comunicado que Raitio, um dos maiores traficantes da região e um dos membros mais importantes da quadrilha que os policiais estavam perseguindo há tempos, foi preso no aeroporto de Turku e que ela precisa ir buscá-lo juntamente com sua equipe. Ou seja, não ficar para a lua-de-mel com Antti, que fica enfurecido, mas entende sua condição.
Quando ia tudo bem, eis que surge um corpo encontrado na neve para mudar os nossos planos.Elina Rosberg, fundadora de um centro de terapia e dona de uma propriedade milionária que acolhia apenas mulheres com traumas, é encontrada morta na floresta de Nuuskio vestindo apenas uma camisola. E para Kallio será um desafio: seria apenas um acidente ou um assassinato?
O livro fica cada vez melhor e Kallio se vêem um impasse sobre quem ser o possível assassinato que poderá ser uma das mulheres acolhidas, a stripper do bairro ou um reverendo conservador que não aceita sua mulher em contato com a terapeuta, bem como um poeta declarado que se diz ser a paixão de Elina; a lista é grande e só tende a aumentar. Não obstante, dias após a morte de sua sobrinha Elina, Aira é agredida com uma estátua de urso.
A autora soube construir o enredo com maestria. A narrativa, ainda em primeira pessoa, narrada por Kallio, permanece envolvente. Quanto mais se lê, mais sede se tem para saber o motivo da morte de Rosberg. Uma pessoa tão querida, simpática e filantrópica. Por que alguém tiraria a sua vida?
Leena Lehtolainen prende o leitor do início ao fim e, somente chegando ao desfecho que conseguimos montar o quebra-cabeça para saber quem realmente foi o culpado, pois na trama, todos torna-se culpados, basta descobrir quem é o principal culpado por tirar a vida de Elina Rosberg.
Se já era fã de Leena Lehtolainen, hoje sou mais ainda e todos os livros que a Vestígio trazer da autora, com certeza irei ler. Gostei muito e super indico: leiam sem medo.. ou melhor, com medo: o assassino pode estar mais próximo do que você imagina!
Curtiu?
Adquira “Mulher de Neve” em promoção na Amazon. Clique na capa e aproveite:
Aproveite para conferir o primeiro livro com a detetive Maria Kallio, “Meu Primeiro Assassinato“: