Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Li na Maratona Literária de Carnaval, a Carnatona, o livro “Perdas e Danos”, que comprei na ‘Casa de Livros‘ em Santa Izabel (SP), quando visitei um grande amigo, o Matheus, e após ficar um tempão parado em minha prateleira de livros, peguei para ler nessa maratona e, também faz parte da seleção de livros que tenho que ler em 2018. Inclusive tem vídeo no canal Irmãos Livreiros. Veja a seguir:
Sem mais delongas, vamos a resenha:
Nosso protagonista, Travis, tem apenas 23 anos e sustenta sozinho sua filha de 4 anos, Bella, desde que a menina nasceu. Sua vida não vai nada bem desde que perdeu o emprego e para piorar ainda mais, sua mão faleceu em um incêndio junto com sua casa. Entristecido e com o pouco dinheiro ele se muda para um acampamento de trailers no intuito de tentar achar um emprego que possa manter a ‘casa’ e a sua filha.
Mas eis que uma esperança surge na vida de Travis: sua “vizinha” de trailer, lhe passa uma indicação para trabalhar para Roy, em Raleigh. Sem pensar duas vezes, vai para este lugar com intuito de ganhar um dinheiro munido com algumas roupas, pouco dinheiro e sua van, onde passa a morara dentro dela com sua filha Bella.
Outra personagem que entra na história é Robin, que ficou grávida de Travis aos 18 anos, porém, em virtude de uma séria doença cardíaca e pressionada pelo pai, ela não pode ficar com o bebê e pretende dá-lo para adoção, uma vez que o pai nunca aprovou o relacionamento dela com Travis. Atualmente, com 22 anos, sem o pai e um coração transplantado, ela refez sua vida em Beaulfort: Robin é gerente de uma pousada e está noiva de Dale Hendricks um político influente e candidato a prefeito da cidade.
A terceira personagem que tem uma personalidade peculiar e uma participação importante nesta história, é Érin, uma farmacêutica que vive o seu pior pesadelo: a morte da filha Carolyn de 3 anos, desaparecida ao cair de um píer em uma praia e nunca mais seu corpo fora encontrado.
Com a desaparecimento da filha, a convivência com seu esposo Michael, tornou-se insuportável, e a única forma de seguir sua vida, e deixar Michael seguir sua trajetória, e assim, Erin se muda para um pequeno apartamento, onde nada faça lembrar da filha, principalmente pessoas próximas a ela que fazem trazer a tona, lembranças da pequena Carolyn.
O mais incrível dessa história é que as vidas desses 3 personagens acabam se entrelaçando, fazendo com que todos se ajudem a superar seus medos, traumas, seus demônios.
A aproximação de Travis com Érin se dá a partir do momento que ele chega à Raleigh, cidade de Érin e indo em uma cafeteria onde ela costuma tomar seu café da manhã, ali inicia uma aproximação de ambos e, nunca se imagina o que acontecerá a partir daquela contato, pois ele caiu em uma emboscada ao aceitar o emprego de Roy, um traficante que o pega como motorista, indicado por sua vizinha ainda no trailer e o mais incrível é onde entra Robin, à quatro anos sem contato, desde o nascimento de Bella, sua filha que por sua vez está com Travis, até então não teva mais contato.
Não falarei mais nada, senão passarei spoiler e esse não é o intuito da resenha. Contudo posso garantir com veemência: “Perdas e Danos” foi um dos melhores dramas que li neste ano e, me arrependo muito em não ter lido assim que o comprei, mas tudo tem o seu tempo. E desse livro foi justamente agora.
Para quem gota de dramas, dramas familiares e conflitos que envolvam temáticas tais como essa, é uma excelente indicação! Altamente indicado para os amantes de uma boa história de romance, drama e superação, e que acredita no perdão, pois é o sentimento mais puro e verdadeiro que podemos demonstrar.
Incríel, não é mesmo?
Aproveite para adquirir em promoção na Amazon, basta clicar na capa a seguir: