O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil. Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!

O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.

De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.

Curiosidades sobre o café:

  • Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
  • O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
  • A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
  • A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
  • Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.

A nível internacional, o Dia Internacional do Café é celebrado em 14 de abril em todo o mundo.

E para comemorar essa data tão saborosa, separei 5 livros importantes para serem lidos nesta data tão marcante para os amantes da bebida mais preciosa da manhã, o café!

Antes, porém, sirva-se de um bom café e confira as dicas:

Antes, porém, apresento meu livro Bodas de Papel, publicado pela Editora Rouxinol:

Bodas de Papel - Editora Rouxinol

Bodas de Papel, nos apresenta Michelle, jovem universitária concentrada nos estudos e determinada a ter brilhante carreira profissional.

Mas, toda determinação da jovem não bastou e ela se rendeu à paixão: Michael, jovem sedutor, cruza o seu caminho, revelando a ela amores intensos.

No entanto, a vida de Michelle irá se transformar completamente ao ser diagnosticada com duas situações distintas e um tanto quanto embaraçosas; e toda sua estrutura poderá ruir.

Embarque na leitura emocionante, repleto de sensualidade e dramas; um estímulo aos apaixonados pela vida e pela experiência intensa de se viver um grande amor.

A seguir, os 5 Livros para Ler no Dia Nacional do Café:

O Sonho do Café

Uma xícara de café contém um mundo inteiro: culturas que se encontram, o aroma e o exotismo de lugares maravilhosos, história, arte e viagens. Ela contém também ciência, expertise e muito trabalho e paixão. Quem poderia contar melhor a história e os milhares de segredos do café – um dos mais renomados produtos italianos no mundo – senão o homem que fez da excelência a sua missão de vida e profissional? Andrea Illy, o empreendedor visionário que comanda a illycaffè, compartilha conosco a trajetória da sua família e da sua empresa rumo à concretização do sonho de seu avô Francesco quando criou a marca: oferecer ao mundo o melhor café.

O sonho do café entrelaça os pontos de vista do empreendedor, do expert, do inovador e do homem como raramente acontece em livros sobre a história da comida. O livro tem por objetivo oferecer uma mensagem extraordinária e positiva sobre como a paixão e o trabalho com afinco associados à alta qualidade dos produtos podem gerar beleza, prazer, responsabilidade e inovação.“A história fascinante de como um grão de café pode não somente ter o melhor aroma como romper barreiras econômicas e sociais.”Franca Sozzani, editora-chefe da Vogue Italia“Recomendo de todo coração aos amantes do café.

O livro oferece uma visão iluminada do mercado global do café em um momento decisivo do seu futuro.”Robério Oliveira Silva, diretor-executivo da International Coffee Organization

Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara

A história da Starbucks não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ela conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente.

Em Dedique-se de coração percebemos que uma empresa pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Neste livro, vemos que é possível, a longo prazo, oferecer valor aos seus acionistas sem sacrificar a crença central de que se deve tratar os funcionários com respeito e dignidade, tanto porque a Starbucks tem uma equipe de líderes que acreditam que isso é o certo quanto porque essa é a melhor forma de se fazer negócios. É difícil imaginar qualquer café que seja mais agradável do que esta narrativa. ― PUBLISHERS WEEKLY ― Para empreendedores, gerentes e admiradores da Starbucks:

Dedique-se de coração é a história definitiva de como uma empresa de ponta construiu sua reputação no varejo mundialmente, conduzindo tudo com o coração. ― BUSINESS TIMES ― Ao nos presentear com a história detalhada de como a Starbucks compreendeu a mente de seus clientes, Schultz nos revela um autêntico truísmo norte-americano: se você for capaz de entender a imaginação de sua clientela, será um vencedor. ― USA TODAY ―

Vai um cafezinho

Uma empreendedora visionária e uma forte líder, Maria Luisa era uma das mais eficientes, felizes e gentis pessoas que eu conheci na minha longa carreira.

Este livro conta a sua maravilhosa história com carinho e emoção. Uma leitura imprescindível. Larry Fish Bank Chairman, investidor e amigo de longa data 

Maria Luisa tinha essa capacidade única e especial de trazer as pessoas para perto. Não é fácil encontrar mulheres com a sua coragem, aliada a um saudável respeito pela tradição da Starbucks. Agia com naturalidade e espontaneidade. E era tão verdadeira! Howard Schultz Ex-Chairman e CEO da Starbucks Corp

Maria Luisa era ativíssima, uma precursora no Brasil em termos de seu interesse pelo mundo dos negócios. Tenho certeza de que ela teria gostado de ver as brasileiras ocupando cada vez mais posições de poder. Jorge Paulo Lemann Empresário

O irresistível café de cupcakes

Ellen é uma advogada de Manhattan e seu noivo está prestes a se tornar um importante político. Tudo em sua vida parece estar perfeito e no caminho certo. Até que ela decide realizar o último desejo de sua avó e entregar em mãos uma carta. Para isso, ela precisa ir para Beacon, uma charmosa cidadezinha do interior.

Entre cupcakes de blueberry e deliciosas rosquinhas, Ellen desvenda os mistérios da vida de sua avó. Aos poucos, ela descobre os simples prazeres da vida e que “perfeito” nem sempre é o que parece.

curtinhas no café

A partir de graciosas brincadeiras com palavras, esta obra permite uma profusa reflexão que permeia desde complexos paradoxos existenciais até o sutil encanto das pequenezas cotidianas. Os versos lacônicos o são na aparência, no conteúdo habitual, na essência sublimes…

As sensações experimentadas a cada verso embalam-nos com a nostalgia da infância, com o bucolismo do interior do Brasil, e o aperto no peito de amores vividos.

Não obstante, uma crítica incisiva reflete a contemporaneidade evidenciando, com a delicadeza e ironia típica de grandes poetas, a futilidade, o egoísmo e outros males que nos (ou deveria) indigna(r).

A palavra ausente

A palavra ausente

“A palavra ausente”, livro escrito pelo jornalista Marcelo Moutinho, publicado pela Editora Malê, reúne uma seleção de contos onde aborda a morte, solidão, desemprego à desilusão.

Comentários

15 melhores livros de 2022

15 melhores livros de 2022

2022 chegou ao fim. E antes de iniciar 2023, tudo se renova, tal como a lista de livros que serão lidos, não antes sem saber quais foram as grandes leituras que se tornaram obras memoráveis lidas neste ano.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.