1943 foi um ano simbólico para a história do Brasil, senão para a humanidade, que vivia o caos da 2ª Guerra Mundial, através da juventude hitlerista. Foi neste ano que o jornalista Roberto Muylaert transformou em livro uma nota de rodapé da história brasileira. A obra retrata o aclamado encontro entre os presidentes Franklin Roosevelt, dos Estados Unidos, e o presidente do Brasil naquele ano, Getúlio Vargas. O encontro aconteceu na base aérea americana de Natal em 28 de janeiro de 1943.

A pergunta que muitos políticos e estudiosos faziam era o que os presidentes vão fazer se encontrando? Logo viria a resposta deduzida por ambos:  o encontro em plena Segunda Guerra teve pouca relevância para o conflito e para o Brasil, porém, serviu de propaganda da ditadura do Estado Novo.

O ponto de inflexão por que passava a guerra estava distante do Nordeste brasileiro. Roosevelt vinha de uma reunião com Churchill, primeiro-ministro britânico, em que eles haviam afinado a estratégia das Forças Aliadas. E, poucos dias depois da visita, o Exército soviético derrotaria os nazistas na batalha de Stalingrado. Foram esses os eventos decisivos.

Embora não tenha muita informação exata sobre o encontro dos dois presidentes, onde Roosevelt, um democrata e Vargas, ditador, a reunião em Natal, teve pouca importância para o Brasil. Nenhuma decisão foi tomada na base, que, aliás, já servia de escala aos aviões americanos que levavam suprimentos ao norte da África.

Contudo, o autor procurou aprofundar nos acontecimentos que permeavam em 1943, tal como o contingente de 5.000 soldados americanos que chegavam e saiam da cidade; isso mudou o cotidiano dos habitantes de Natal, bem como uma curiosidade: nesta mesma época o Brasil conhecia a marca de refrigerantes, Coca-Cola, a cerveja em lata e até mesmo o chiclete.

Provavelmente seja para apresentar os acontecimentos de 1943, o jornalista Roberto Muylaert, transcreve os acontecimentos sobre o casamento de Lutero Vargas, filho de Getúlio Vargas, com a irreverente alemã, Ingeborg, vinda da família hitlerista para o país e viveu com ele por longa data, até se separar, perder tudo o que tinha e se casar com um americano e viver sua vida nos Estados Unidos, estado governado por Franklin Roosevelt, quando ela chegava ao Brasil.

1943, é um livro reportagem e nos apresenta fatos curiosos e de grande relevância para os desdobramentos do Brasil na Segunda Guerra Mundial, fatos que somente lendo esse livro poderá saber.

SINOPSE:

Em 28 de janeiro de 1943, a cidade de Natal, que tinha, então, o aeroporto mais movimentado do mundo, foi local do encontro histórico entre Roosevelt e Vargas. Sob a ameaça nazista dos submarinos, e de uma possível invasão do Brasil a partir do Norte da África, o presidente da maior democracia do mundo assume os riscos de vir ao Brasil.

A base aérea chamada pelos americanos de Parnamirim Field, foi o cenário do encontro secreto que mudou de vez o panorama geopolítico do pós-guerra e a história do Brasil moderno.

Um dos jornais mais importantes do Brasil, “O Estado de São Paulo”, fez uma matéria sobre o encontro entre os presidentes Roosevelt e Vargas, falam  sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

Confira o vídeo na TV Estadão:

Comentários

Falei sem pensar

Falei sem pensar

Falei Sem Pensar, é um livro prático e acessível que oferece ferramentas valiosas para melhorar a comunicação em todas as áreas da vida.

Daniel Moraes

Daniel Moraes

Fundador do Portal Irmãos Livreiros

Escritor, editor, jornalista, comunicólogo e bookaholic assumido, criou do portal Irmãos Livreiros onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial.